Polícia prende 3 em operação contra o Comando Vermelho no Rio

Ação no Morro Dona Marta teve tiroteio em Botafogo e deixou 50 turistas abrigados em mirante

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza nesta 3ª feira (23.jun.2026) mais uma fase da operação Contenção contra narcotraficantes do Comando Vermelho que atuam no morro Dona Marta, na zona sul da capital fluminense.

A DRE-CAP (Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital) conduz a ação. Segundo a Polícia Civil, a investigação identificou integrantes responsáveis pela logística do tráfico de drogas, pela divisão de funções e pela manutenção do domínio territorial armado na comunidade.

Até o momento, 3 criminosos foram presos. Outros mandados de prisão são cumpridos no sistema penitenciário. A polícia informou que as ações seguem em andamento.

A operação tem apoio da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), do DGPE (Departamento-Geral de Polícia Especializada) e do DGPC (Departamento-Geral de Polícia da Capital).

De acordo com O Globo, a ação é resultado de uma investigação conduzida durante 22 meses. As apurações indicaram que o morro Dona Marta estava sob domínio de Ronaldo Pinto Lima e Silva, conhecido como Ronaldinho Tabajara ou R9, preso na penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Mesmo preso, R9 continuaria exercendo influência na comunidade por meio de subordinados responsáveis por executar suas ordens, segundo a investigação. A polícia também identificou Francisco Rafael Dias da Silva, conhecido como Mexicano, como principal responsável pela administração das atividades criminosas no Dona Marta.

Mexicano é conhecido como “frente” da comunidade e apontado como responsável pelo tráfico de drogas, a distribuição de funções entre integrantes da facção e a manutenção do domínio territorial armado no morro.

Ao todo, foram identificados 44 suspeitos e suas respectivas funções. Entre eles estão gerentes, seguranças armados, vendedores de drogas, vigilantes de acessos e outros colaboradores ligados à sustentação das atividades ilícitas.

TURISTAS BUSCARAM ABRIGO

O tiroteio também assustou um grupo de 50 turistas e visitantes que estava no Mirante Dona Marta, ponto turístico localizado nas proximidades da comunidade. Os visitantes precisaram buscar abrigo depois do início dos disparos.

O fotógrafo Ari Kaye publicou um vídeo no Instagram relatando que o tiroteio estava em andamento às 5h40. Pouco antes das 7h, ele publicou outro registro e disse que todos estavam bem, a situação havia se normalizado e os que turistas começavam a deixar o mirante.

O Mirante Dona Marta é conhecido pela vista panorâmica do Rio, com pontos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara.

Leia mais:

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-seguranca-publica/policia-prende-3-em-operacao-contra-o-comando-vermelho-no-rio/

Deixe um comentário