Planalto vê avanço da direita aproximar América do Sul dos EUA

Governo avalia, no entanto, que nenhum país da região adotará uma posição hostil em relação ao Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que o avanço de governos de direita na América do Sul tende a ampliar a influência dos Estados Unidos na região e a dificultar o projeto de integração regional. No plano bilateral, no entanto, a expectativa do Planalto é que nenhum desses países adote uma postura tão combativa quanto a do presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza, direita). Embora possam se aproximar politicamente de Washington, esses governos sabem que dependem da relação com o mercado brasileiro e terão de manter o diálogo com Brasília.

A avaliação do governo é que deve haver um efeito sistêmico, com mais países passando a orbitar em torno da estratégia norte-americana para o continente. Esse cenário tornaria mais difíceis iniciativas de integração política entre as nações latino-americanas, como a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), e inviabilizaria uma retomada da Unasul (União de Nações Sul-Americanas).

Diante desse cenário, a estratégia do governo Lula será reforçar as relações bilaterais, deixando em 2º plano projetos amplos de integração regional. A aposta é aproximar os países em torno de agendas de interesse comum, como infraestrutura, energia, combate ao crime organizado e resposta a desastres naturais.

Para integrantes do governo Lula, a capacidade dos Estados Unidos de afastar os países da China é limitada. Segundo o Planalto, Washington ainda enfrenta dificuldades para oferecer alternativas econômicas capazes de substituir a relação comercial com Pequim.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/planalto-ve-avanco-da-direita-aproximar-america-do-sul-dos-eua/

Deixe um comentário