Com investimentos em inovação e tecnologia, o Estado tem queda nas ocorrências de roubos e homicídios dolosos
O Estado de São Paulo registrou, em 2026, os menores índices de criminalidade dos últimos 25 anos, de acordo com a Secretaria Estadual da Segurança Pública. Os resultados são atribuídos a ações que combinam inovação, tecnologia, inteligência de dados e integração entre as forças de segurança.
O número de homicídios dolosos, por exemplo, caiu 11,3% na comparação do 1º bimestre de 2025 com o mesmo período de 2026. Passou de 416 casos para 369 casos. Os roubos em território paulista diminuíram 21,4%, na mesma base comparativa, saindo de 30.180 para 23.719 ocorrências.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre a segurança em SP.
O programa Muralha Paulista é uma das iniciativas que contribuíram para os resultados. Cerca de 125 mil câmeras conectadas a sensores e sistemas de monitoramento operam em 228 municípios, de forma integrada. A análise de dados auxilia as investigações policiais para dar uma resposta mais rápida à população.
A estrutura implementada pelo Estado também combate o esquema financeiro do crime organizado, por meio do Recupera-SP, no qual valores confiscados são investidos na segurança pública. Cerca de R$ 120 milhões em ativos foram recuperados, e o prejuízo causado aos criminosos é de R$ 3,2 bilhões.
Este conteúdo foi produzido em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. As informações e os dados divulgados são de total responsabilidade do autor.