Governador parafraseia um dos primeiros presidente dos EUA; no começo de julho, citou frase atribuída a Mussolini
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou no domingo (23.jul.2023) uma frase em que liga a democracia com a escolha de tiranos. O chefe do Executivo mineiro fez a publicação em seu perfil no Instagram, na ferramenta stories (em que os posts desaparecem depois de 24 horas).
Zema usou uma frase de James Madison, 4º presidente dos Estados Unidos: “Democracia é o direito das pessoas escolherem o próprio tirano”.
Madison governou os Estados Unidos de 1809 a 1817. É considerado como o “Pai da Constituição” por causa de seu papel na elaboração e ratificação da Constituição norte-americana.
No começo de julho, Zema publicou no Instagram uma frase atribuída ao líder do fascismo italiano, Benito Mussolini. “Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo. Benito Mussolini”, diz a frase postada via stories.
A publicação foi feita 1 dia depois de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser condenado e considerado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Zema foi um dos governadores a declarar apoio à reeleição de Bolsonaro na disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022.
Na época, a assessoria de Zema disse ao Poder360 que o governador é um “colecionador de frases” e que sempre compartilha frases de “várias personalidades”, não significando concordância.
Fonte: https://www.poder360.com.br/brasil/zema-publica-frase-ligando-democracia-a-escolha-de-tiranos/