Eventos como as cúpulas do Brics e do G20, além do encontro da Celac, impulsionaram menções ao país na mídia estrangeira
A participação do presidente Luiz Inácio Lula da Lula (PT) em eventos internacionais no 3º trimestre impulsionou o volume de notícias sobre a economia brasileira no exterior. A reputação do Brasil melhorou 202% em relação ao trimestre anterior e alcançou os 1.297 pontos. Os dados são do Radar+55, hub de inovação do Grupo BCW Brasil. Eis a íntegra (PDF – 833 KB).
No período, Lula participou de eventos como o encontro entre a Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e a União Europeia, a 15ª Cúpula do Brics, a reunião do G20 e a Assembleia Geral da ONU.
O governo brasileiro também organizou, em Belém (PA), a Cúpula da Amazônia, que teve resultados “abaixo do potencial esperado”, segundo o levantamento. O evento terminou sem resoluções efetivas para conter os danos ambientais.
O Radar+55 analisou 375 reportagens em veículos de 7 países: Alemanha (Spiegel), Argentina (Clarín e La Nación), China (Global Times), Estados Unidos (Washington Post, Wall Street Journal e New York Times), França (Le Monde), Inglaterra (Economist) e México (El Universal).
Dentre os países analisados, a Argentina foi o que mais produziu reportagens sobre o Brasil no 3º trimestre (294). Foi responsável por 87% (1.124) dos pontos de reputação no período.
Os esforços do governo junto ao Congresso para aprovar a reforma tributária contribuíram para uma cobertura mais positiva sobre responsabilidade fiscal.
METODOLOGIA
O Radar +55 utiliza a metodologia do IDM (Índice de Desempenho de Mídia), desenvolvido pelo Grupo BCW Brasil, para avaliar a reputação da economia brasileira na imprensa de 8 países. O algoritmo do IDM considera mais de 20 variáveis na análise de cada resultado de mídia espontânea.
Os critérios são quantitativos e, principalmente, qualitativos. Referem-se ao veículo de mídia em que o resultado foi publicado e ao próprio conteúdo da matéria, permitindo a criação de insights e inteligência de dados com o cruzamento de informações e recortes temáticos ou cronológicos.
Para medir a pontuação, há uma classificação de reportagens. O Poder360 destaca os seguintes critérios analisados: 1) se o texto tem teor positivo ou negativo; 2) qual o destaque dado à economia brasileira; 3) se há foto e em qual veículo foi publicado.
Essas informações são incluídas em um sistema automatizado. Somam-se as pontuações de cada reportagem e, assim, chega-se ao saldo final.
You could certainly see your enthusiasm inn the work you
write. The arena hopes foor more passionate writers such ass yyou who are not afraid to say how they believe.
Always go after your heart. https://www.Waste-ndc.pro/community/profile/tressa79906983/