Resultados dos exames médicos anuais de rotina mostram que o presidente está apto para exercer a função de chefe de Estado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), 78 anos, tem “excelente saúde cognitiva” e está apto para exercer as funções de chefe de Estado. Os resultados são de exames médicos anuais de rotina realizados na 6ª feira (11.abr.2025) e divulgados pela Casa Branca neste domingo (13.abr).
Não foi encontrado nenhum problema de saúde nos testes físicos e laboratoriais, mas foi observado que Trump toma 4 medicamentos continuamente: 2 para controlar o colesterol, 1 para o coração e um creme para a pele.
No teste de cognição, o presidente obteve a nota máxima na escala usada para avaliar o comprometimento cognitivo e identificar doenças como Alzheimer e Parkinson.
O relatório médico também informou que o presidente dos EUA está em dia com todas as vacinas recomendadas. Ele já se posicionou contrário à obrigatoriedade de vacinas durante a campanha eleitoral.
A única observação no exame físico é a cicatriz na orelha direita causada por uma tentativa de assassinato sofrida durante as eleições de 2024.
A nota ainda informa que o estilo de vida ativo “contribuiu significativamente” para o bem-estar do presidente. Cita as múltiplas participações públicas e as “frequentes vitórias no golfe” do republicano.
SAÚDE DE TRUMP
Trump é o presidente mais velho a ser eleito nos EUA. Ele foi eleito com a mesma idade do ex-presidente Joe Biden (Partido Democrata), que era 5 meses mais novo que Trump.
Isso significa que, quando o republicano deixar o cargo, ele será mais velho do que quando Biden saiu da Casa Branca. A idade avançada do ex-presidente democrata foi determinante para a última eleição presidencial, quando foram levantados questionamentos sobre a sua sanidade.
Leia abaixo a íntegra do relatório médico de Trump, em inglês, assinado pelo médico oficial, o capitão da Marinha Sean Barbella:
Trump tem excelente saúde cognitiva, diz médico da Casa Branca