Trump proíbe mulheres trans em esportes femininos

Segundo o presidente dos EUA, escolas e universidades que não seguirem a determinação poderão perder o financiamento federal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), assinou um decreto nesta 4ª feira (5.fev.2025) que visa a proibir meninas e mulheres transgênero de participar de competições esportivas femininas.

A ordem executiva orienta o Departamento de Justiça a reinterpretar o Título IX, uma lei que proíbe a discriminação de gênero nas instituições de ensino. A administração Trump argumenta que a restrição tem o objetivo de garantir que os esportes permaneçam “justos” e “seguros para as mulheres”.

A medida vai na contramão do governo do ex-presidente Joe Biden (Partido Democrata), que estabeleceu que escolas violam a lei ao proibirem estudantes transgêneros de participar de equipes esportivas.

“A guerra contra os esportes femininos acabou”, declarou Trump, durante evento nesta 4ª feira (5.fev). “Minha administração não ficará de braços cruzados enquanto homens vencem e prejudicam atletas femininas”.

O decreto cumpre uma questão política central da campanha presidencial de 2024. O republicano usava frequentemente o slogan “Manter os homens fora dos esportes femininos” em seus comícios.

Com a assinatura, Trump afirmou que as escolas que não cumprirem o decreto serão “investigadas por violações do Título IX” e poderão perder o financiamento federal.

Em setembro, o Poder360 mostrou que 26 Estados dos Estados Unidos adotaram políticas que impedem estudantes transgêneros de competir em esportes de acordo com sua identidade de gênero. O levantamento é do centro de pesquisa Movement Advancement Project. Leia a íntegra (PDF – 446 kB, em inglês).

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/trump-proibe-mulheres-trans-em-esportes-femininos/

Deixe um comentário