Aliado próximo e ex-governador do Arkansas, Huckabee depende da aprovação do Senado para assumir o cargo
O presidente eleito Donald Trump (Partido Republicano) anunciou nesta 3ª feira (12.nov.2024) a nomeação de Mike Huckabee como embaixador dos Estados Unidos em Israel. Ex-governador do Arkansas e figura proeminente no conservadorismo norte-americano, Huckabee já criticou o atual presidente Joe Biden (Partido Democrata) por pedir que Tel Aviv moderasse sua condução na guerra na Faixa de Gaza.
“Ele ama Israel e o povo de Israel, e, da mesma forma, o povo de Israel o ama”, escreveu Trump. O presidente também destacou a confiança em Huckabee para “trabalhar incansavelmente pela paz no Oriente Médio”.
Huckabee é pai de Sarah Huckabee Sanders (Partido Republicano), ex-secretária de imprensa da Casa Branca e atual governadora do Arkansas. O Estado, que conta com 6 votos no colégio eleitoral, tem sido um reduto republicano desde 1996, quando o então presidente Bill Clinton (Partido Democrata), natural do Arkansas, disputou sua reeleição. O Estado passou a apoiar o Partido Republicano em todas as eleições subsequentes.
A nomeação se dá durante o aumento das tensões no Oriente Médio, causadas pelo conflito entre Israel e o Hamas. Para os republicanos, a experiência política de Huckabee e seu compromisso com Israel são vistos como fundamentais para promover a estabilidade e buscar soluções diplomáticas na região.
Nos Estados Unidos, cabe ao presidente nomear embaixadores, mas a confirmação depende da aprovação do Senado.