Presidente dos EUA, que é nova-iorquino, chamou Zohran Mamdani, candidato democrata a prefeito da cidade, de “lunático”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou que impedirá Zohran Mamdani, candidato do Partido Democrata, de “destruir Nova York”. A declaração foi feita na 4ª feira (2.jul.2025), 1 dia depois de Mamdani ser confirmado vencedor das primárias democratas para a prefeitura da cidade.
“Como Presidente dos Estados Unidos, não vou deixar esse comunista lunático destruir Nova York. Fiquem tranquilos, eu tenho todas as alavancas e todas as cartas na manga. Vou salvar a cidade de Nova York e torná-la ‘quente’ e ‘ótima’ novamente, assim como fiz com os bons e velhos EUA!”, escreveu Trump em sua rede social.
O NYC BOE (Conselho Eleitoral da Cidade de Nova York) confirmou na 3ª feira (1º.jul) a vitória de Mamdani nas primárias do Partido Democrata. O resultado qualifica o político para disputar a eleição municipal marcada para novembro.
No mesmo dia, Trump chamou Mamdani de “maluco total” e “comunista puro e verdadeiro” durante fala a jornalistas na Casa Branca, em Washington. O presidente criticou os eleitores nova-iorquinos que apoiam a candidatura de Mamdani e afirmou que pretende dificultar sua administração caso ele vença as eleições.
“Acho que vamos nos divertir muito com ele”, disse Trump aos repórteres, “porque ele tem que passar por este prédio para conseguir seu dinheiro. Não se preocupe, ele não vai fugir com nada”, acrescentou o republicano.
Trump vem fazendo uma série de comentários sobre o candidato. Depois do resultado das primárias na 4ª feira (25.jun), o presidente, que é natural de Nova York, usou suas redes sociais para criticar Mamdani, chamando-o de “lunático”.
“Os democratas finalmente cruzaram a linha: Zohran Mamdani, um lunático 100% comunista, venceu as primárias democratas e está pronto para se tornar prefeito de Nova York”, escreveu o presidente, acrescentando que a esquerda já teve “radicais” no passado, mas que isso está “ficando ridículo”.
Mamdani, de 33 anos, obteve 56% dos votos no terceiro turno da votação. As regras eleitorais locais exigem que o candidato conquiste mais de 50% dos votos para garantir a vitória nessa fase do processo. Muçulmano nascido em Uganda e autodeclarado “socialista democrata”, ele enfrentará o atual prefeito, Eric Adams, nas eleições municipais de novembro.
Fonte: https://www.poder360.com.br/brasil/trump-diz-que-vai-impedir-comunista-de-destruir-nova-york/