Trump deveria cuidar dos próprios problemas, diz Gleisi

Declaração da ministra se dá após o presidente dos EUA afirmar que o Brasil promove “caças às bruxas” contra Bolsonaro

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu nesta 2ª feira (7.jul.2025) a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em publicação no X, a petista disse que o republicano deveria cuidar dos “próprios problemas”.

“Donald Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro. O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais”, disse Gleisi.

A responsável pela articulação do governo com o Congresso declarou que o presidente dos EUA deveria respeitar a soberania do Brasil e o Judiciário, e “cuidar de seus próprios problemas, que não são poucos”.

O ex-presidente Bolsonaro é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) na ação penal por tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022. Também está inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

TRUMP DEFENDE BOLSONARO

Trump criticou nesta 2ª feira (7.jul.2025) o que classificou como “tratamento terrível” ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em publicação na Truth Social, afirmou que o Brasil está promovendo uma “caça às bruxas” contra o ex-chefe do Executivo.

Trump disse ainda estar acompanhando o caso “muito de perto” e finalizou a publicação com um apelo: “Deixem Bolsonaro em paz” (“Leave Bolsonaro alone”, em inglês).

 “O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro”, escreveu Trump. “Eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, declarou.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/trump-deveria-cuidar-dos-proprios-problemas-diz-gleisi/

Deixe um comentário