Segundo o presidente norte-americano, o projeto será custeado por ele e por “outros doadores patriotas”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou na 5ª feira (31.jul.2025) a construção de um salão de festas na Casa Branca com 8.360 metros quadrados e capacidade para 650 pessoas sentadas. O projeto está orçado em US$ 200 milhões, que serão custeados pelo republicano e por “outros doadores patriotas”
As obras começam em setembro e devem ser concluídas “muito antes do fim do mandato” de Trump, segundo comunicado da Casa Branca. Eis a íntegra, em inglês (PDF – 23 MB).
Eis as imagens divulgadas do projeto:
Trump construirá salão de festas de US$ 200 mi na Casa Branca
A Casa Branca disse que “não consegue sediar grandes eventos em homenagem a líderes mundiais e outros países sem a necessidade de instalar uma tenda grande e pouco estética a cerca de 90 metros da entrada principal”.
Nas últimas semanas, Trump realizou várias reuniões com integrantes da equipe da Casa Branca, do Serviço Nacional de Parques, do Escritório Militar da Casa Branca e do Serviço Secreto dos Estados Unidos para discutir detalhes de design e planejamento.
Conforme o comunicado, o salão será um “espaço ricamente decorado e cuidadosamente projetado”.
O projeto está sendo desenvolvido pelo escritório de arquitetura McCrery Architects, “conhecido por seu design arquitetônico clássico”. A equipe de construção será liderada pela Clark Construction, e a equipe de engenharia ficará a cargo da AECOM.
O salão será separado do edifício principal, mas manterá “um tema e herança arquitetônica quase idênticos” ao da Casa Branca. O local da nova construção será onde hoje se encontra a Ala Leste.