Presidente dos EUA disse que vai “se divertir” se o democrata Zohran Mamdani for eleito prefeito
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), chamou Zohran Mamdani, candidato democrata à prefeitura de Nova York, de “maluco total” e “comunista puro e verdadeiro” nesta 3ª feira (1º.jul.2025), durante fala a jornalistas na Casa Branca, em Washington D.C. Trump criticou os eleitores nova-iorquinos que apoiam a candidatura de Mamdani e afirmou que pretende dificultar sua administração caso ele vença as eleições.
“Acho que vamos nos divertir muito com ele”, disse Trump aos repórteres, “porque ele tem que passar por este prédio para conseguir seu dinheiro. Não se preocupe, ele não vai fugir com nada”, acrescentou o republicano.
O presidente manifestou sua oposição à ideologia política de Mamdani. “Francamente, ouvi dizer que ele é um maluco total. Acho que o povo de Nova York é louco. Se eles seguirem esse caminho, acho que são loucos. Teremos um comunista pela primeira vez, realmente um comunista puro e verdadeiro”, afirmou.
As declarações do presidente foram feitas antes de uma viagem programada à Flórida para participar da inauguração do que chamou de “Alligator Alcatraz”, uma instalação para a detenção de imigrantes.
“Acho que ele é terrível. Ele é um comunista. A última coisa que precisamos é de um comunista. Eu disse que nunca haverá socialismo nos Estados Unidos. Agora temos um comunista”, declarou o presidente. Trump acrescentou que “ele quer operar as mercearias, as lojas de departamento”.
Mamdani conquistou a nomeação do Partido Democrata depois derrotar Andrew Cuomo nas primárias realizadas em 24 de junho. O deputado estadual de 33 anos, pouco conhecido até então, empolgou o eleitorado jovem nova-iorquino com sua plataforma de esquerda.
Esta não é a 1ª vez que o presidente norte-americano faz comentários duros sobre o candidato democrata.
Depois do resultado das primárias, na 4ª feira (25.jun), Trump usou suas redes sociais para criticar Mamdani, chamando-o de “lunático”. “Os democratas finalmente cruzaram a linha: Zohran Mamdani, um lunático 100% comunista, venceu as primárias democratas e está pronto para se tornar prefeito de Nova York”, escreveu o presidente, acrescentando que a esquerda já teve “radicais” no passado, mas que isso está “ficando ridículo”.
Caso Mamdani seja eleito prefeito de Nova York, ele precisará lidar com o governo federal para questões orçamentárias e outros assuntos municipais que dependem de cooperação com Washington. Em entrevista à Fox News no domingo (29.jun), Trump chegou a ameaçar cortar os repasses federais para Nova York se Mamdani for eleito e “não se comportar”. “Se ele vencer, eu sou o presidente. E ele vai ter que fazer a coisa certa, senão não receberá nenhum dinheiro”, declarou.
Segundo a Controladoria da cidade, Nova York recebe mais de US$ 100 bilhões por ano em repasses federais, por meio de diferentes programas e agências.
Mamdani rebateu as acusações de 4ª feira em entrevista à NBC: “Não, eu não sou comunista”. O candidato disse que já “se acostumou” com os ataques de Trump e que, em sua visão, o objetivo do presidente é “distrair” os eleitores nova-iorquinos.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/trump-chama-candidato-de-nova-york-de-maluco-total/