Governador de São Paulo se reúne com Gabriel Escobar em Brasília para pedir redução de tarifa de 50% anunciada por Trump
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) se reuniu na manhã desta 6ª feira (11.jul.2025) com o encarregado de negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, na embaixada do país em Brasília. Os Estados Unidos não têm atualmente embaixador no Brasil. Portanto, Escobar é o representante do governo norte-americano em Brasília.
Tarcísio pediu a redução da tarifa de importação adicional de 50% anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump (Republicano), na 4ª feira (9.jul). Empresas de São Paulo estão entre as que têm maior risco de perda de receita com exportações para os Estados Unidos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na 5ª feira (10.jul) que só falará com Trump “quando houver necessidade“. Afirmou que a forma como Trump comunicou a tarifa de 50%, na rede social Truth Social, foi “um total desrespeito“.
Nas redes sociais, o governador de SP disse que vai “abrir diálogo com as empresas paulistas” para “buscar soluções efetivas”. Afirmou ser preciso “negociar” e que “narrativas não resolverão o problema”.
Eis a publicação no X:
A Assessoria de Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos publicou uma nota sobre a reunião sem citar a tarifa de 50%.
Eis a íntegra da nota da Embaixada dos Estados Unidos:
“O encarregado de Negócios dos Estados Unidos Gabriel Escobar se reuniu com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estado com a maior concentração de investimento americano no Brasil.
“Ressaltamos que diplomatas americanos se reúnem regularmente com governadores brasileiros.
“A Embaixada dos EUA promove os interesses das empresas americanas e a cooperação bilateral.”