Tarcísio se encontra com o governador da Geórgia

Governador de SP disse ter discutido “cenário atual das relações entre Brasil e Estados Unidos” com o republicano

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), encontrou-se na 3ª feira (26.ago.2025) com o governador da Geórgia, Brian Kemp (Partido Republicano), na capital paulista. O encontro marcou os 30 anos de parceria comercial com o Estado norte-americano.

Em seu perfil no X, Tarcísio disse que foi “uma honra” receber Kemp e a primeira-dama do Estado, Marty Kemp. O governador paulista afirmou que “37 empresas da Geórgia atuam no país, enquanto mais de 40 companhias brasileiras geram ao menos 12.000 empregos na Geórgia”.

O encontro entre os 2 governadores foi realizado 20 dias depois da entrada em vigor do tarifaço imposto pelos EUA sobre os produtos brasileiros. São Paulo é o Estado brasileiro mais atingido pela medida.

O governador paulista declarou que ele e Kemp tiveram “a oportunidade de debater o cenário atual das relações entre Brasil e Estados Unidos e destacar a importância da diplomacia e do diálogo internacional”.

Tarcísio, frequentemente apontado como possível nome da direita para concorrer à Presidência em 2026 contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem sido uma das vozes críticas à condução da crise por Lula e da falta de diálogo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).

Apesar de republicano, Kemp não é exatamente um trumpista. Nas eleições de 2020, que consagraram o democrata Joe Biden presidente, Trump afirmou ter vencido na Geórgia com base em alegações de fraude eleitoral não comprovadas –e já desmentidas. Kemp, na ocasião, se recusou a interromper a certificação da derrota de Trump mesmo com a pressão para que o fizesse.

Em entrevista à CNN em junho de 2024, o governador da Geórgia declarou que não votou em Trump nas primárias republicanas em março daquele ano. “A disputa já tinha acabado quando a primária chegou”, continuou ele, acrescentando depois: “Eu sempre tento ir votar e, sabe, participar disso, mas, naquele momento, não fazia realmente diferença”.

Segundo reportagem da AP (Associated Press), houve um esforço por parte de aliados de Kemp e Trump para selar a paz entre ambos com vistas à campanha presidencial que acabou por eleger o republicano, uma vez que a Geórgia era um dos Estados considerados como swing-states (Estados-pêndulo) –locais em que a maioria ora vota em republicanos, ora em democratas.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-brasil/tarcisio-se-encontra-com-o-governador-da-georgia/

Deixe um comentário