Presidente diz que, apesar de não ter graduação, tem “consciência” de que nenhum país se desenvolve sem investir em educação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu na 3ª feira (5.jul.2023) as críticas do humorista Carlos Alberto de Nóbrega, que criticou o chefe do Executivo por não ter um diploma de graduação.
“Quando eu e o Zé Alencar [ex-vice-presidente José de Alencar] tomamos posse [em 2003], nós não tínhamos diploma, mas tínhamos a consciência de que nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação”, escreveu Lula em seu perfil no Twitter.
O petista comparou o histórico da educação no Brasil com a Argentina: “Em 1918, a Argentina já tinha feito sua primeira reforma universitária e o Brasil não tinha sequer a sua primeira universidade. Quando xingarem que o Brasil é um país atrasado, saibam que alguém quis que o país fosse assim”, disse.
Na 2ª feira (3.jul), em entrevista ao “Roda Viva”, da TV Cultura, Carlos Alberto de Nóbrega atribuiu a situação do país à falta de educação formal do presidente. Disse que questionaria Lula sobre não ter um diploma caso ele aceitasse o convite para participar de seu podcast.
“O homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil, qualquer coisa […] ser presidente da República? Por isso que o país está desse jeito”, declarou o âncora do programa humorístico “A Praça É Nossa”, do canal SBT.
Assista (4min19s):
Apesar da fala, o apresentador disse que não “mistura trabalho com os seus ideais”, além de não ter um partido. “Tenho amigos em vários partidos, então evito falar de política.”
Carlos Alberto também contou que fez sátiras em seu programa de algumas ações do governo Lula. Ele citou, como exemplo, o episódio em que o Planalto comprou um sofá reclinável de mais de R$ 60.000 e quando o petista recebeu o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
“Quando o Lula trouxe o Maduro e puseram tapete vermelho para ele, na mesma semana eu coloquei na Praça”, afirmou.
Sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o humorista fez elogios e contou que foi homenageado, em 2019, pelo então chefe do Executivo. Segundo ele, 1 dia antes de ir ao Congresso, o ex-chefe do Executivo “fez uma festa danada” ao encontrá-lo.
Fonte: https://www.poder360.com.br/governo/sem-citar-carlos-alberto-lula-rebate-falas-sobre-diploma/