Mísseis e drones foram direcionados contra cidades ucranianas; ofensiva é considerada a “maior” desde o início da guerra
Autoridades da Ucrânia afirmaram nesta 6ª feira (29.dez.2023) que a Rússia realizou um ataque contra a capital Kiev e outras cidades como Dnipro, Kharkiv, Odesa e Lviv, que ficam no sul, leste e oeste do país. Pelo menos 18 pessoas morreram e outras 75 ficaram feridas, segundo informações do Guardian e da CNN.
Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, 158 mísseis e drones foram lançados. Do total, a Força Aérea do país abateu 114. Os armamentos atingiram prédios residenciais, hospitais, escolas e shoppings. O órgão ucraniano classificou a ofensiva como “o maior ataque aéreo” desde o início da guerra, em 24 de fevereiro de 2022.
A maternity ward, educational facilities, a shopping mall, multi-story residential buildings and private homes, a commercial storage, and a parking lot. Kyiv, Lviv, Odesa, Dnipro, Kharkiv, Zaporizhzhia, and other cities.
Today, Russia used nearly every type of weapon in its… pic.twitter.com/q5q8Q98Njr
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) December 29, 2023
Em sua conta no X (ex-Twitter), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, prestou condolências aos familiares das vítimas e “uma rápida recuperação aos feridos”.
O ministro das Relações Exteriores Dmytro Kuleba pediu aos países aliados da Ucrânia a manutenção de uma assistência militar e financeira “robusta e de longo prazo”, afirmando que o auxílio é a “única resposta coletiva” contra os ataques da Rússia. As declarações também foram feitas em publicação no X.