Quaest confirma PoderData e vê Lula perder apoio entre mulheres

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (2.abr.2025) confirmou o que a pesquisa PoderData já havia mostrado em março de 2025: o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu apoio entre as mulheres no 3º mandato à frente do Executivo.

O levantamento da Genial/Quaest mostra que, em 2 meses, a taxa de aprovação do governo entre as mulheres recuou 6 pontos percentuais. Na última pesquisa, realizada em janeiro de 2025, 49% das eleitoras diziam aprovar o governo. Hoje, essa taxa é de 43%. No período, a desaprovação variou para cima, de 47% para 53%.

As curvas do gráfico abaixo mostram que, recentemente, a avaliação que as eleitoras fazem do governo oscilou desfavoravelmente ao Planalto, e as curvas inverteram. Hoje, as mulheres que dizem desaprovar o governo formam um grupo maior do que as que declaram aprovar.

Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil, de 27 a 31 de março de 2025. A margem de erro é de 2 p.p. (pontos percentuais), para mais ou para menos. Por considerar um grupo menor, a margem de erro entre as mulheres (3 p.p.) é maior. O nível de confiança é de 95%. Eis a íntegra (PDF – 12 MB).

FALAS CONTROVERSAS

A pesquisa da Quaest mostra uma queda acentuada da avaliação positiva e uma alta da avaliação negativa do início deste ano para cá.

Em janeiro de 2025, Lula, ao defender o regime democrático, disse que era um “amante da democracia” e não um marido, uma vez que, segundo ele, as amantes seriam mais amadas do que as mulheres casadas.

Já em 12 de março, dias antes da realização desta pesquisa, o presidente disse que colocou uma “mulher bonita” para melhorar a articulação política do governo, em referência à ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

A declaração do presidente não foi bem recebida, mas ele acabou sendo defendido por aliados, inclusive por Gleisi. A ministra disse que “gestos são mais importantes do que palavras” e chamou os críticos de “oportunistas”.

PODERDATA

A pesquisa PoderData, realizada de 15 a 17 de março, indicou que a avaliação de Lula chegou ao seu pior patamar desde o início do 3º mandato. De acordo com o levantamento, 37% das entrevistadas dizem considerar o trabalho do chefe do Executivo ruim/péssimo, 37% regular e 21% ótimo/bom. Outras 4% não souberam responder.

Os PoderData entrevistou, por meio de ligações para celulares e telefones fixos, com recursos próprios, 2.500 pessoas em 198 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Por considerar um grupo menor, a margem de erro entre as mulheres (2,7 p.p.) é maior.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-pesquisas/quaest-confirma-poderdata-e-ve-lula-perder-apoio-entre-mulheres/

Deixe um comentário