Presidente do PP diz que governo Lula “ataca” Congresso

Para senador Ciro Nogueira, ex-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, Planalto “não consegue convencer” Legislativo a “aumentar ainda mais os impostos”

O senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), criticou nesta 3ª feira (1º.jul.2025) a reação do governo à derrubada do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) pelo Congresso. Para o congressista, diante da dificuldade de aprovar suas pautas no Legislativo, o Palácio do Planalto responde com “ataques“.

“Um governo fraco, sem apoio popular, que quebra as finanças públicas é o único inimigo do povo. Como não consegue convencer o Congresso a aumentar ainda mais os impostos, sobra apenas atacar quem se recusa a prejudicar a população com novas taxas”, escreveu Nogueira, ex-chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, em publicação no X.

Desde a semana passada, o PT e aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificaram o discurso em defesa da taxação dos chamados “BBBs”: bancos, bets e bilionários. O partido afirma que a medida é essencial para garantir justiça tributária. Os petistas têm compartilhado vídeos com a narrativa de “ricos versus pobres”, em que pessoas de baixa renda são retratadas como sobrecarregadas pela carga tributária.

O governo tentou aumentar o IOF para fechar as contas em 2025, mas viu seu decreto derrubado pelo Congresso. Também defende a aprovação de uma reforma do IR (Imposto de Renda) com isenção a quem ganha até R$ 5.000 e elevação da alíquota para quem ganha acima de R$ 50.000. A medida sofre resistência de parte dos congressistas.

Na 2ª feira (30.jun), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também criticou a reação do governo. Segundo ele, o Executivo tenta colar no Congresso a imagem de inimigo do povo. “Quem alimenta o ‘nós contra eles’ acaba governando contra todos”, afirmou.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/presidente-do-pp-diz-que-governo-lula-ataca-congresso/

Deixe um comentário