Segundo jornal, Ednaldo Rodrigues deu aval para uso da cor no 3º uniforme; recuo veio após má repercussão da “camisa vermelha”
O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, chegou a aprovar um uniforme coral para ser usado como 3ª camisa da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026, segundo informações publicadas no sábado (3.mai.2025) pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Antes de uma divulgação oficial, o site inglês Footy Headlines revelou, em 28 de abril, que o time pentacampeão ganharia um uniforme com “base vermelha moderna e vibrante“. A partir daí, o tema virou meme. Amplamente criticada, a CBF desistiu da ideia, mantendo apenas as clássicas cores amarela (1º uniforme) e azul (2º uniforme).
Coral é uma cor avermelhada, um rosa misturado com laranja de aspecto vibrante, em tom inspirado nos corais marinhos. Não é exatamente o vermelho usado nos memes das redes sociais, como este abaixo, que associa a camisa vermelha ao PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a escândalos de corrupção:
Ainda segundo o Estadão, a Nike mostrou à CBF os primeiros desenhos em abril de 2024, com uma nova reunião realizada em outubro do mesmo ano, quando o projeto teria recebido aval de Rodrigues. A decisão, de acordo com o jornal, foi tomada sem consulta ampla à equipe de marketing da confederação.
Na nota divulgada em meio à controvérsia, a CBF afirmou: “As imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais. Nem a CBF nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção”.
A confederação também informou que os uniformes nas cores amarelo e azul continuarão em uso e que a nova coleção será definida em parceria com a Nike. Com o recuo, a fornecedora deverá elaborar uma nova proposta para um outro 3º modelo, ainda sem data de apresentação.