Corpo do empresário foi velado no estádio MorumBis; ele morreu no domingo (18.fev.2024) aos 87 anos, de pneumonite
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), decretou, nesta 2ª feira (19.fev.2024), luto oficial de 3 dias no município pela morte do administrador e empresário Abilio Diniz, no domingo (18.fev). A publicação foi feita no DOC (Diário Oficial da Cidade) nesta 2ª. Eis a íntegra (PDF – 908 kB).
Em seu perfil no X (antigo Twitter), Nunes declarou que ato é homenagem à “contribuição ímpar” de Diniz “para São Paulo, o Brasil e o mundo”.
O velório do empresário foi realizado nesta 2ª feira (19.fev), às 11h, no Salão Nobre do Estádio MorumBis, em São Paulo. A arena pertence ao São Paulo Futebol Clube, time para o qual Abilio torcia.
A cerimônia ficou aberta ao público até às 15h. O enterro, no entanto, foi reservado apenas para os familiares. As informações foram divulgadas no Instagram do empresário. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), compareceu ao velório.
Abilio Diniz, de 87 anos, morreu no domingo (18.fev), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein para tratar uma pneumonite. A informação foi confirmada pela família de Diniz em nota.
A pneumonite por hipersensibilidade é um tipo de inflamação dentro e ao redor dos pequenos sacos de ar (alvéolos) e das menores vias aéreas (bronquíolos) dos pulmões provocada por uma reação de hipersensibilidade à inalação de poeiras orgânicas ou, menos frequentemente, de substâncias químicas.
Antigo dono do Grupo Pão de Açúcar, fundado por ele e pelo pai, Valentim dos Santos Diniz, o empresário do varejo era vice-presidente do conselho de administração do Carrefour no Brasil e presidente da Península Participações –fundada em 2006 para administrar os recursos da família.
HISTÓRIA
Abilio Diniz nasceu em São Paulo em 28 de dezembro de 1936. Foi o 1º de 6 filhos de um casal de imigrantes portugueses. Em 1956, ingressou na 2ª turma do curso de administração da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e abriu o 1º supermercado Pão de Açúcar 3 anos depois, em parceria com o pai.
Esportista desde a infância, ele foi tricampeão brasileiro de motonáutica em 1968, 1969 e 1970. Ele também ganhou o campeonato automobilístico Mil Milhas de Interlagos, ao lado do irmão Alcides Diniz, em 1970.
Era casado com a empresária e economista Geyze Diniz. Teve 6 filhos e 18 netos, além de bisnetos. O filho caçula, Miguel, nasceu em 2009, quando o empresário tinha 72 anos.
Geyze Diniz fez uma publicação no Instagram: “Neste período, imagino que você estava em sua cura espiritual, enquanto nos preparávamos (se é que isso é mesmo possível)”.
Dos filhos de Diniz, 5 estão vivos. Um deles é o ex-piloto de Fórmula 1, Pedro Paulo Diniz, de 53 anos. O filho João Paulo morreu aos 58 anos, em 2022. Abilio será enterrado ao lado dele.
Nos últimos anos, comandou programas na CNN Brasil, onde entrevistou empresários, políticos e personalidades da sociedade civil. Até 2021, o empresário do varejo tinha patrimônio estimado em US$ 4,2 bilhões, segundo levantamento da Forbes.
Em outubro de 2022, escreveu um artigo de opinião sobre as eleições. O texto foi publicado no Poder360. Escreveu que a 1ª tarefa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois de eleito era pacificar o país.