Prefeito de Sorocaba pede que Trump reconsidere o tarifaço

Em apelo nas redes sociais, Rodrigo Manga afirma que a medida irá afetar as pessoas mais vulneráveis; político tem 3,4 milhões de seguidores no Instagram

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos-SP), pediu nesta 4ª feira (16.jul.2025) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), que reconsidere o tarifaço, que impõe  taxa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros. A tarifa passará a valer a partir de 1º de agosto.

Na mensagem publicada no Instagram, em inglês e português, Manga afirma que a medida prejudica a economia nacional, impacta empresas e afeta as camadas mais vulneráveis da sociedade. O político tem 3,4 milhões de seguidores na rede social.

Manga afirmou que tem dialogado com outros prefeitos, com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para buscar uma “solução pacífica” ao tarifaço.

 “Brasil e EUA sempre foram parceiros. Que assim continue”, declarou.

CONGRESSO UNIDO

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta 5ª feira (16.jul.2025) que o Congresso está unido em defesa dos interesses nacionais diante do tarifaço. Ele disse que a resposta à medida será conduzida pelo governo federal, mas com apoio total do Legislativo.

“Vamos defender a soberania nacional, os empregos dos brasileiros e os empresários que geram a riqueza do país”, declarou o senador, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) após reunião na residência oficial do Senado com líderes do governo, ministros e congressistas.

A conversa foi marcada 1 dia depois da publicação do decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade. Leia a íntegra (PDF – 131 kB). A ação, apesar de não ser direcionada unicamente aos EUA, estabelece critérios para adoção de contramedidas comerciais, de investimentos e de propriedade intelectual contra países ou blocos econômicos que imponham medidas unilaterais prejudiciais à competitividade brasileira.

Alcolumbre disse que o momento exige “firmeza, resiliência e serenidade” e afirmou que “não é correto” o que classificou como “agressão” ao Brasil. “O Parlamento está integralmente à disposição da defesa dos interesses do país. Essa relação diplomática internacional deve ser liderada pelo chefe de governo, pelo chefe de Estado”, afirmou, em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A declaração pode ser interpretada como uma posição contra a atuação de Tarcísio. O político tem tentado assumir o protagonismo nas negociações sobre o tarifaço.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-brasil/prefeito-sorocaba-trump-tarifaco-eua/

Deixe um comentário