Portugal investiga acidente de bondinho que deixou 16 mortos

Apurações preliminares indicam que cabo de tração pode ter rompido e desligado sistema de freios antes do descarrilamento em Lisboa

As autoridades portuguesas iniciaram nesta 5ª feira (4.set.2025) as investigações sobre o descarrilamento do funicular da Glória, em Lisboa, que matou 16 pessoas e feriu 21. As apurações preliminares indicam que o cabo de tração pode ter se rompido, desligando o sistema de freios antes do descarrilamento.

Policiais fotografaram os destroços e investigaram o sistema de freios do outro vagão, que não se envolveu no acidente para exclusão de hipóteses. As autoridades ainda não definiram a causa do acidente e seguem com as apurações, segundo informações são da Reuters.

O acidente se deu na 4ª feira (3.set), quando o vagão perdeu os freios, desceu descontrolado a ladeira e bateu em um prédio. O sindicato Fectrans afirmou que trabalhadores já haviam alertado sobre a tensão no cabo, que poderia comprometer o funcionamento dos freios. O líder sindical Manuel Leal disse a uma emissora local que ainda é cedo para confirmar se esse foi o motivo do acidente.

Portugal decretou luto oficial pelas vítimas, com bandeiras a meio mastro em todo o país. Segundo Margarida Martins, responsável pelos serviços de emergência, 38 pessoas estiveram envolvidas no acidente. Quinze morreram no local e duas no hospital durante a noite. Entre os 21 feridos estão 4 portugueses, além de cidadãos da Alemanha, Espanha, Coreia do Sul, Cabo Verde, Canadá, Itália, França, Suíça e Marrocos.

Além disso, um brasileiro estava entre as pessoas que ficaram feridas no acidente. A informação foi confirmada pelo Consulado do Brasil na capital portuguesa ao Poder360. Com ferimentos leves, ele recebeu atendimento hospitalar e foi liberado. A identidade do brasileiro não foi divulgada.

Elevador da Glória

O Elevador da Glória tem capacidade para transportar até 42 passageiros (22 sentados e 20 em pé) e foi inaugurado em 1885 –um dos funiculares mais antigos em operação na cidade. O equipamento passou por uma reparação geral em 2022 e por manutenção periódica em 2024, conforme os protocolos estabelecidos.

Segundo o presidente da Carris (Companhia Carris de Ferro de Lisboa), “foram realizados e respeitados todos os protocolos de manutenção, incluindo a manutenção geral, feita a cada 4 anos, que ocorreu em 2022, e a manutenção intermediária, realizada a cada 2 anos, cuja última execução foi em 2024”.

O trajeto liga a praça dos Restauradores ao jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, em um percurso de cerca de 275 metros pela calçada da Glória, passando pelas principais ruas e pontos turísticos.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/portugal-investiga-acidente-de-bondinho-que-deixou-16-mortos/

Deixe um comentário