Políticos se solidarizam com Marcelo Rubens Paiva após agressão

Folião atirou uma lata de cerveja contra o escritor durante o desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta

Parlamentares e lideranças políticas manifestaram repúdio à tentativa de agressão contra Marcelo Rubens Paiva durante o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em São Paulo (23.fev.2025). Um folião tentou atirar uma lata de cerveja no escritor durante homenagem ao filme Ainda Estou Aqui, baseado em seu livro sobre o assassinato do pai durante a ditadura militar.

Guilherme Boulos (PSOL) classificou o episódio como “fruto do discurso de ódio propagado pela extrema-direita”. O deputado Ivan Valente (PSOL) destacou que o filme homenageado retrata “o assassinato de seu pai, Rubens Paiva, pela ditadura militar e a resistência de sua mãe, Eunice”.

André Janones (Avante) e Laura Sito (PT) associaram o ataque ao bolsonarismo. “Precisamos acabar com esse extremismo e com esses adoradores de ditadura (pelas vias legais) urgentemente”, declarou Janones. O deputado Paulo Pimenta (PT) chamou o incidente de “ato covarde” contra um “símbolo da cultura, da memória e da resistência democrática”.

Ainda Estou Aqui é o 1º filme brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Filme. A produção concorre em 3 categorias na premiação de 2 de março: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional.

Leia as manifestações:

Gleide Andrade, secretária nacional de Planejamento e Finanças do PT

Jorge Messias, Ministro-Chefe da Advocacia-Geral da União

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-brasil/politicos-se-solidarizam-com-marcelo-rubens-paiva-apos-agressao/

Deixe um comentário