Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que preservará “legado” do político brasileiro
Políticos usaram as redes sociais para lamentar a morte do ex-senador Benedito de Lira (PP-AL), de 82 anos, nesta 3ª feira (14.jan.2024). Conhecido com “Biu de Lira”, o prefeito reeleito do município de Barra de São Miguel estava em tratamento contra um câncer.
Em 31 de dezembro, o ex-senador passou por um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, na capital alagoana. Ele é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Conforme apurou o Poder360, Arthur Lira está no Estado junto à família. O enterro de Benedito de Lira será amanhã (15.jan), às 10h, no cemitério Parque das Flores, em Maceió. O velório começa nesta 3ª feira (14.jan) no mesmo local, à tarde.
O deputado federal falou sobre a morte do pai e disse que preservará “seu legado”. Ele definiu Benedito como “homem honrado, lutador, que fez de sua vida um exemplo de superação”.
“Meu pai, meu herói, minha referência, nos deixou hoje, aos 82 anos. Um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma meu coração e da nossa família. Mas ele, o nosso Biu de Lira, nos ensinou a enfrentar as frustrações, a levantar a cabeça e seguir em frente. Homem honrado, lutador, fez de sua vida exemplo de superação permanente.
Ele prosseguiu: “Sempre comprometido com os mais humildes, o que não faltava ao nosso Biu era disposição para salvar e melhorar a vida das pessoas. Lutou até o fim, manteve-se firme no trabalho até as últimas forças. Já estamos com muitas saudades, meu velho! Estarei aqui, com os seus, preservando seu legado, trabalhando duro e com honradez. Obrigado por tudo, meu pai. Descanse em paz nas mãos de Deus”, afirmou Lira.
O governo de Alagoas divulgou uma nota de luto, na qual afirma que Biu Lira foi “um dos líderes políticos mais importantes” do Estado. O governador Paulo Dantas (MDB-AL) decretou luto de 3 dias pela morte do ex-senador.
“Nesta 3ª feira, o coração do eterno senador Biu parou de bater, deixando um legado de trabalho e de dedicação em favor do povo alagoano. Mesmo em tratamento, Benedito superou adversidades e exerceu com empenho seu último mandato em cargo público, liderando uma gestão de inúmeras conquistas na Barra de São Miguel e inclusive participando ativa e alegremente em 2024 de sua vitoriosa campanha eleitoral no município”, afirmou a nota.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou a morte de Benedito e disse que falou com Arthur Lira para prestar solidariedade à família.
“Deus conforte o presidente da Câmara, Arthur Lira, e toda sua família”, disse o Ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias.
“Tive a honra de conviver com ele quando éramos deputados e nos anos em que foi senador. Sempre foi um líder agregador”, disse o ex-presidente da câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Que Deus conforte o coração de toda família nesse momento tão difícil”, afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.