PL rebate campanha do governo e diz que “culpa é do Lula”

Após resposta à tarifa dos EUA, partido de Bolsonaro afirma que o petista “sentenciou o país ao caos na política e no mercado”

O PL rebateu nesta 6ª feira (11.jul.2025) a campanha lançada pelo governo federal em defesa da soberania nacional. Para o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), é culpa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Fácil colocar a máquina pública para falar sua própria língua, mas impossível desfazer o que já se fez. Lula sentenciou o país ao caos na política e no mercado. É o tipo de força que só puxa para baixo, e por mais que tente se eximir da gravidade de seus atos, a culpa é do Lula!”, diz a postagem nas redes sociais.

Desde o anúncio da nova tarifação, feito na 4ª feira (9.jul) por Trump, o governo federal e o PT têm reagido com peças nas redes sociais defendendo a soberania do país.

Ainda na 4ª, o Partido dos Trabalhadores publicou uma animação aparentemente feita com IA (inteligência artificial), mostrando 2 personagens discutindo o tema. Um deles veste uma camisa vermelha (cor associada ao PT) e o outro, a camisa da seleção brasileira —associada à oposição.

No mesmo dia, os governistas também começaram compartilhar em seus perfis uma arte que diz que “Lula quer taxar os super-ricos; Bolsonaro quer taxar o Brasil”.

Nesta 6ª feira (11.jul), o perfil do governo no X compartilhou um vídeo afirmando que Brasil se escreve com “S de Soberania”.

TARIFA DE 50%

Trump anunciou a nova tarifa aos produtos brasileiros na Truth Social, a sua rede social.

Ele justificou a medida pela relação comercial “injusta” do Brasil com os EUA e pelo tratamento dado pela Justiça brasileira ao ex-presidente Jair Bolsonaro —réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.

Lula rebateu o norte-americano. Afirmou que o Brasil é um país que tem instituições independentes e voltou a declarar que não aceitará ser “tutelado por ninguém”.

A medida entra em vigor em 1º de agosto e será aplicada de forma ampla e automática, independentemente do setor ou tipo de mercadoria.

Na prática, isso encarece os produtos do Brasil no mercado norte-americano, podendo reduzir a competitividade de exportadores brasileiros.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-partidos-politicos/pl-rebate-campanha-do-governo-e-diz-que-culpa-e-do-lula/

Deixe um comentário