Paulo Teixeira relembra 9 anos do impeachment de Dilma

Ministro classificou a queda da ex-presidente como uma “injustiça histórica” e disse Temer e Cunha lideraram o “golpe”

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT) relembrou nesta 5ª feira (17.abr.2025) os 9 anos do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e declarou que o episódio foi “uma injustiça histórica”.

Ele afirmou que a queda de Dilma foi uma “conspiração liderada” pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) e pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (Republicanos). Para o ministro, o impeachment resultou numa “ascensão da extrema direita” e no agravamento da situação econômica do país. Dilma Rousseff foi condenada pelo plenário do Senado em 31 de agosto de 2016 sob a acusação de crime de responsabilidade fiscal.

Durante a sua gestão, Dilma editou 3 decretos de crédito suplementar sem aprovação do Congresso e atrasou repasses do Plano Safra ao Banco do Brasil, violando as leis orçamentárias e fiscais.

Segundo Teixeira, o impeachment “abriu a porta” para alguns dos problemas que foram pautados durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como: desmonte de programas sociais, cortes na saúde e educação, aumento da violência política e degradação do ambiente democrático.

“O golpe contra Dilma foi uma injustiça histórica, sim, mas além disso foi um atentado contra a democracia. A história não perdoa. Hoje fica nítido quem foram os heróis, os vilões e as vítimas daquela trama”, finalizou o ministro.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/paulo-teixeira-relembra-9-anos-do-impeachment-de-dilma/

Deixe um comentário