Pontífice, internado desde 14 de fevereiro, não vai rezar o Angelus pela 2ª semana seguida
O papa Francisco, de 88 anos, teve uma noite tranquila, informou o Vaticano neste sábado (22.fev.2025). O pontífice foi internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli de Roma (Itália) em 14 de fevereiro para tratar uma bronquite. Foi diagnosticado com pneumonia bilateral.
Segundo o Vaticano, o papa não fará a tradicional oração dominical do Angelus na Praça de São Pedro pela 2ª semana consecutiva. Assim como no último domingo, o texto será publicado on-line.
Na 6ª feira (21.fev), os médicos que cuidam de Francisco disseram que, embora não corra risco imediato de morte, o pontífice não está “completamente fora de perigo”.
A equipe médica informou que o pontífice deverá permanecer no hospital por pelo menos mais uma semana. Ele não precisa de aparelhos para respirar e responde bem ao tratamento, mas enfrenta dificuldades para caminhar longas distâncias devido ao problema respiratório e a uma condição prévia no joelho.
O cirurgião Sergio Alfieri afirmou a jornalistas que a principal preocupação é o risco de sepse, caso a infecção se espalhe para a corrente sanguínea. “No momento, ele não apresenta sinais de sepse, mas seguimos monitorando”, disse.
Alfieri disse estar confiante na recuperação do papa e afirmou que ele deverá retornar à Casa Santa Marta, no Vaticano. No entanto, ressaltou que Francisco continuará lidando com seus problemas respiratórios crônicos.
O estado de saúde de Francisco preocupa o Vaticano, já que as atividades exigem fisicamente do papa. Desde que assumiu o cargo em 2013, Francisco foi internado 5 vezes.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/papa-teve-noite-tranquila-diz-vaticano/