Os encontros foram realizados de forma individual; pontífice tratou sobre situação sociopolítica na Colômbia com Petro e com o vice-presidente dos EUA, sobre o respeito à legislação humanitária
O papa Leão 14 recebeu nesta 2ª feira (19.mai.2025) líderes mundiais para uma conversa sobre “a colaboração positiva e duradoura entre a Igreja e o Estado“. Os encontros foram realizados de forma individual. Nesta manhã, o pontífice recebeu o presidente da Colômbia, Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda), e o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance. Ambos estiveram presentes na missa de início de ministério petrino, celebrada no domingo (18.mai).
A Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou que as discussões evidenciaram “a satisfação mútua com as boas relações Colômbia e Santa Fé, enfatizando a colaboração positiva e duradoura entre a Igreja e o Estado em apoio aos processos de paz e reconciliação”.
OS ENCONTROS
Pela manhã, o presidente colombiano, Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda), teve um encontro com o pontífice no Palácio Apostólico. Trataram sobre o cenário sociopolítico da Colômbia, com ênfase nos desafios de segurança, migração e mudanças climáticas.
A reunião foi seguida de uma audiência com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais.
Reprodução/VaticanNews -19.mai.2025
O encontro do presidente colombiano com o arcebispo Gallagher
Reprodução/VaticanNews -19.mai.2025
A tradicional troca de presentes ao final da audiência no Vaticano
Já com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance (Partido Republicano), o encontro também incluiu discussões sobre o respeito à “legislação humanitária e internacional em zonas de conflito“.
Quando ainda era cardeal, o atual papa expressou, em em sua conta no X (ex-Twitter), sua discordância com políticas do Partido Republicano, sobretudo aquelas relacionadas à imigração. Em fevereiro de 2025, Leão 14 republicou uma reportagem que questionava a política migratória do governo Trump (Partido Republicano), que tem implementado deportações de imigrantes ilegais.