Segundo o “Financial Times”, serão mais de 40.000 mil soldados; objetivo é mostrar à Rússia que Otan está preparada para lutar
A Otan está preparando o seu maior exercício desde a Guerra Fria, segundo o Financial Times. A ação, chamada de Steadfast Defender, deve ser realizada em 2024 e servirá para que a Organização do Tratado do Atlântico Norte pratique como repelir uma invasão russa a um dos seus integrantes.
O último Steadfast Defender ocorreu em 2021 e contou com mais de 9.000 soldados. Conforme a publicação britânica, a edição de 2024 reunirá mais de 40.000 militares. Ocorrerá na Alemanha, na Polônia e em países bálticos, de fevereiro a março do próximo ano.
A Suécia, cuja candidatura à Otan ainda não foi ratificada pela Turquia e pela Hungria, também será incluída nos exercícios. Com isso, o número de nações envolvidas será 32. Segundo o Financial Times, os exercícios são vistos como uma parte fundamental para que a Otan demonstre à Rússia que está preparada para lutar.
Devem ser realizados de 500 a 700 missões de combate aéreo. Ainda serão feitos exercícios no mar, envolvendo mais de 50 navios. Os militares vão usar dados geográficos do mundo real para criar cenários mais realistas.