Organização do Paulistão Sicredi é aprovada por 61%

Pesquisa PoderData, a pedido da Federação Paulista de Futebol, mostrou ainda que a gestão do presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos, tem 77% de aprovação

A organização do Paulistão Sicredi é aprovada por 61% dos torcedores, segundo levantamento do  PoderData, empresa de pesquisas de opinião do grupo de mídia Poder360 Jornalismo. Ainda conforme a pesquisa, 77% veem de forma favorável o desempenho do presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos.

O levantamento, realizado a pedido da FPF, ouviu 2.500 pessoas em 102 municípios do Estado de São Paulo. Os participantes responderam à pesquisa por telefone fixo e celular no período de 19 a 22.fev.2025. Foram consideradas somente as pessoas que disseram acompanhar jogos de futebol pela televisão ou nos estádios.

Em 2025, Reinaldo Carneiro Bastos completará 10 anos à frente da entidade. Segundo a federação, ao longo desse período os torcedores acompanharam a evolução no futebol paulista em diversas frentes. As mudanças se deram principalmente no Paulistão Sicredi, que viu o público nos estádios mais do que dobrar e multiplicou as receitas aos clubes com o novo modelo de transmissões.

A média de público do campeonato passou de 5.725 pagantes em 2014 para 12.251 pagantes na edição deste ano –um crescimento de 114% do público pagante no período.

Desde 2022, quando a competição passou a ser multiplataforma –em diversos canais, como TV, YouTube, dentre outros–, o Paulistão Sicredi alcançou o valor total de R$ 1 bilhão distribuído aos clubes. Ainda de acordo com a FPF, somente na edição 2025, os 16 clubes participantes do campeonato arrecadaram mais de R$ 400 milhões, além dos valores em bilheteria e outras receitas.

Leia sobre a opinião dos torcedores e as ações da atual gestão no infográfico.

Gestão aposta na inovação

Além disso, houve uma série de inovações na gestão de Reinaldo Carneiro Bastos, explica a FPF. Entre elas, o crescimento do futebol feminino, que passou de uma para 7 competições anuais, incluindo campeonatos de base e a Copinha Feminina Sicredi. O Departamento de Futebol Feminino da entidade foi criado em 2016.

A federação também abriu as portas aos clubes em um modelo de gestão participativa, com ideias e decisões tomadas diretamente pelos clubes. O Paulistão Sicredi ainda foi pioneiro no uso do VAR em um campeonato estadual, ou seja, do árbitro de vídeo, para o esclarecimento de lances que sejam objeto de dúvida.

Outra iniciativa com relação à arbitragem é o Programa Jovens Árbitros, lançado em junho de 2024. O projeto atua para formar árbitros e árbitras, concedendo uma bolsa-auxílio e outros benefícios. O objetivo é que os participantes possam se dedicar exclusivamente à arbitragem, além de promover a profissionalização da atividade no futebol paulista.

Neste ano, a FPF inovou com a adoção do sistema multiball, para tornar mais rápida a reposição das bolas. Outra ação é o impedimento semiautomático nas partidas finais. Trata-se do uso de tecnologia para ajudar a identificar situações de impedimento.

Conforme a entidade, o Campeonato Paulista fez história ao alcançar o recorde de 19 marcas parceiras em 2025, tornando-se a edição mais bem-sucedida em termos comerciais.

Metodologia da pesquisa

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Este conteúdo foi produzido e pago pela FPF (Federação Paulista de Futebol).

Fonte: https://www.poder360.com.br/conteudo-de-marca/organizacao-do-paulistao-sicredi-e-aprovada-por-61/

Deixe um comentário