Oposição culpa Lula por tarifa de 50% imposta por Trump

Aliados de Bolsonaro dizem que a medida é reação à política externa do governo Lula e à atuação do STF

Políticos da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilizaram o petista pela decisão anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), nesta 4ª feira (9.jul.2025) de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, segundo os críticos do governo, é resultado da política externa adotada por Lula.

Trump comunicou a decisão em carta enviada a Lula. O republicano cita razões políticas. Ele critica o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem diz respeitar “profundamente” e afirma que o processo no STF (Supremo Tribunal Federal) é uma “vergonha internacional”.

Bolsonaro, que é réu no Supremo por tentativa de golpe de Estado, reagiu ao anúncio de Trump. Em publicação no X (ex-Twitter), ele compartilhou um versículo bíblico, em uma crítica indireta ao governo Lula.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que a culpa da tarifa de 50% é de Lula. O congressista afirmou ainda que o presidente “taxou os brasileiros até o talo”.

Assista (1min16s):

LULA, A CULPA É SUA! pic.twitter.com/XIPBTHgVSR

— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 9, 2025

Para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), o governo Lula prioriza a “ideologia” em detrimento da economia. Ele também afirmou que o Planalto tenta culpar Jair Bolsonaro pela retaliação americana, mas que a responsabilidade é de quem governa.

O líder do Novo na Câmara, deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), declarou que Lula “não tem alternativa” a não ser negociar com Trump. Ao Poder360, o congressista disse que a taxação é uma medida preocupante, que pode “inviabilizar o setor produtivo”.

Em publicação nas redes sociais, van Hattem defendeu que a solução deve partir do Congresso Nacional. “A culpa é do Lula e do STF”, escreveu.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa Baixa, deputado Paulo Bilynskij (PL-SP), disse a este jornal digital que a decisão do norte-americano é “uma reação” à decisão de Lula em “se aliar com ditadores”.

“Não existe ação sem consequência. Lula continua se aliando a ditadores e violando direitos humanos dentro do Brasil sob influência do judiciário. Agora esperamos que o Lula saiba cessar”, declarou.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), também comentou a decisão de Trump.

Relatora da Lei de Reciprocidade Comercial, ela pediu “calma e equilíbrio” por parte das instituições brasileiras e defendeu que a diplomacia “cuide dos altos interesses do Estado brasileiro”.

Em entrevista à CNN Brasil, Tereza Cristina, que foi ministra da Agricultura no governo Bolsonaro, disse que Brasil e Estados Unidos têm uma longa parceria e que “seus povos não devem ser penalizados”.

Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que a tarifa de Trump é uma resposta à “perseguição” contra Bolsonaro e à “supressão da liberdade de expressão” pelo STF. Disse que, com mais diplomacia e recuo do Judiciário, a sanção poderia ser evitada.

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou que o tarifaço imposto por Trump é consequência da política externa “ideológica e amadora” do governo Lula. Disse ainda que o Brasil “pagará o preço” por misturar política com comércio exterior.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/oposicao-culpa-lula-por-tarifa-de-50-imposta-por-trump/

Deixe um comentário