Com a despedida do inverno, temperaturas, que já estão acima da média para esta época do ano, devem subir ainda mais ao longo da semana
Em São Paulo, os termômetros devem marcar entre 16ºC e 26ºC,
O inverno está se despedindo do Brasil de maneira atípica, com uma onda de calor que promete elevar as temperaturas em várias regiões do país. A partir desta quinta-feira (18), uma nova onda de calor, a sexta do ano de 2025, deve se estender até o início da primavera, em 22 de setembro. As temperaturas, que já estão acima da média para esta época do ano, devem subir ainda mais, com destaque para a região Centro-Oeste do país, onde os termômetros podem atingir até 40ºC. Estados como Tocantins, sul do Maranhão, Piauí, Goiás, leste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste de Minas Gerais e parte de São Paulo estão sob alerta.
Além disso, outras áreas, como parte de Minas Gerais, Bahia, Piauí e Mato Grosso, também devem registrar temperaturas elevadas, cerca de 3ºC acima da média. Este cenário de calor intenso marca o final do inverno, que já apresenta características típicas da primavera, como o retorno das chuvas. No entanto, a capital federal, Brasília, que não vê chuva desde maio, pode ter chuvas isoladas nos próximos dias, embora o calor continue predominando.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Nas capitais, as temperaturas variam significativamente. Em São Paulo, os termômetros devem marcar entre 16ºC e 26ºC, enquanto Curitiba terá mínima de 14ºC e máxima de 24ºC. Brasília, por sua vez, pode registrar mínima de 20ºC e máxima de 33ºC, com possibilidade de chuva. Já em Teresina, a previsão é de mínima de 24ºC e máxima de 36ºC, sem expectativa de chuva.
*Com informações de Camila Yunes
*Reportagem produzida com auxílio de IA