O 1º dia da maior feira de tecnologia contou com novidades em IA para TVs, anúncio de interfaces para automóveis e um “carro voador”
A Nvidia anunciou nesta 3ª feira (7.jan.2025) na CES (Consumer Eletronics Show) um modelo de IA (inteligência artificial) focado no treinamento de robôs e carros autônomos. Outra novidade foi o acordo com a Toyota para fabricação de veículos com chips da Nvidia.
O CEO Jensen Huang revelou o “Cosmos”, uma IA generativa capaz de gerar vídeos fotorrealistas que auxiliam carros e robôs a entenderem o mundo físico. A inteligência treinaria os modelos autônomos para melhorar a noção espacial e de localização em cenários complexos.
Hoje, o treinamento de robôs exige tempo, altos custos e uma grande quantidade de dados para adaptar as máquinas a ambientes reais. Segundo o anúncio, o Cosmos funciona para os dispositivos autônomos de forma semelhante a modelos de linguagem que treinam chatbots.
A empresa afirma que é necessário apenas dar uma descrição de texto para o Cosmos e o modelo gera um vídeo de um mundo físico semelhante ao nosso. O projeto diminuiria muito os custos para treinamento e coleta de dados para robôs e veículo caso desempenhe como prometido.
“Realmente esperamos que [o Cosmos] faça pelo mundo da robótica e da IA industrial o que o Llama 3 [modelo de linguagem da Meta] fez pela IA empresarial”, disse Huang na apresentação do modelo.
OUTROS ANÚNCIOS
Além da Nvidia, outras empresas mostraram novos projetos de tecnologia na conferência, com IA sendo o grande foco dos anúncios. A LG apresentou novas TVs com a IA da Microsoft Copilot e a empresa Movano apresentou o EvieAI, um anel com ChatGPT integrado.
A startup japonesa Yukai Engineering apresentou um robô portátil que resfria comidas e bebidas quentes. A empresa planeja lançar o produto em 2025 por ¥ 3.800 (R$ 150).
A Razer apresentou um protótipo do Project Arielle, uma cadeira gamer com recursos de resfriamento e aquecimento. Possui um ventilador e aquecedor que podem ser controlados pelo usuário.
Um dos destaques foi o anúncio de um “carro voador modular” da startup chinesa Xpeng. O “Land Aircraft Carrier” se trata de uma minivan elétrica com um pequeno eVTOL (veículo de decolagem e pouso vertical) dobrável escondido na parte de trás.
“Land Aircraft Carrier” Modular Flying Car at CES 2025! Don’t miss out!#XPENGAEROHT #FlyingCar #Tech #CES2025 pic.twitter.com/jJ3znntJOO
— XPENG AEROHT (@XPENG_AEROHT) January 7, 2025