Sismo de magnitude 7.7, também sentido na Tailândia, atingiu região central do país; há mais de 3.000 feridos
O terremoto que atingiu Mianmar na 6ª feira (27. mar.2025) já matou 1.644 pessoas e deixou outras 3.408 feridas, de acordo com informações do canal NDTV World. O sismo, com magnitude de 7.7, teve seu epicentro a noroeste de Sagaing, uma área central do país.
O epicentro do tremor de terra foi há cerca de 16 km de Mandalay, 2ª maior cidade do país, com um número superior aos 1,2 milhão de habitantes. O fenômeno também impactou a Tailândia. O governo local disponibilizou helplines, que são telefones de ajuda, para assistência.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que uma piscina em um arranha-céu de Bangkok, capital da Tailândia, transbordou quando começou o terremoto. Nas imagens, pode-se ver quando o tremor quebra a estrutura de proteção da piscina, que fica no topo de um prédio. Ao perceberem a vibração, os banhistas saem correndo.
Assista (2min):
Imagina estar em Bangkok numa piscina de borda infinita e do nada um terremoto. pic.twitter.com/JgYUbzHBz3
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) March 29, 2025
Em Mianmar, o Governo de Unidade Nacional –uma administração sombra que lidera a oposição ao regime militar no país– anunciou um cessar-fogo parcial unilateral. Após o aumento no número de mortos e feridos, a medida foi estabelecida com objetivo facilitar os esforços de socorro após o terremoto.
A trégua, que começa no domingo (30.mar), está prevista para durar 2 semanas e se concentra nas áreas impactadas pelo sismo. A Força de Defesa Popular, braço armado do Governo de Unidade Nacional, também suspenderá as operações militares ofensivas. A pausa deve permitir uma colaboração mais eficaz com a ONU (Organização das Nações Unidas) e ONGs (organizações não governamentais).
Veja fotos de Mianmar após o terremoto de magnitude 7.7