Presidente está na capital carioca para a 17ª Cúpula dos Brics; partido realiza o pleito neste domingo (6.jul)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou neste domingo (6.jul.2025) nas eleições internas de seu partido. O petista está no Rio para a 17ª Cúpula dos Brics. Além da votação para presidente, a sigla renovará as direções nas esferas municipais e estaduais.
“Logo cedo, quem já foi votar no PED 2025 foi ele: o presidente Lula! Exemplo dado e direito exercido! E você, já foi votar? Hoje é dia de fortalecer a democracia com atitude e participação. A votação vai até as 17h — ainda dá tempo de fazer a sua parte!”, disse a página do PT no Instagram.
Lula apoia o candidato Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP). Se eleito, o representante da CNB (Construindo um Novo Brasil) terá como uma de suas principais missões ajudar na organização da campanha do chefe do Executivo à reeleição e na definição das estratégias do PT para o Congresso.
ELEIÇÃO DO PT
O PT (Partido dos Trabalhadores) realiza neste domingo (6.jul) as eleições internas para decidir o novo presidente da sigla. Depois de um hiato de 12 anos, o partido voltou ao formato de escolha direta com votos dos filiados. O 2º turno, se necessário, será em 20 de julho.
O Diretório Nacional aprovou em 7 de dezembro uma resolução com o calendário do que o partido chama de PED (Processo de Eleição Direta). Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) atualizados até 4 de outubro de 2024, o partido tem 1.653.361 filiados.
A sigla utilizará cédulas de papel. O PT chegou a pedir urnas eletrônicas para a Justiça Eleitoral, mas só 16 Estados autorizaram a concessão. Por isso, adotaram um modelo unificado. O resultado, tanto da presidência nacional do partido quanto dos Estados, deve ser divulgado ao longo da semana.
Nos pleitos anteriores, realizados em 2017 e 2019, a atual ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foi eleita e reeleita presidente do PT com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por meio de votação híbrida.
O mandato de presidente do PT é de 4 anos, sendo permitida até uma reeleição. Essa regra vale também para presidentes de diretórios estaduais e municipais. Trata-se de uma regra interna na legenda. Na lei brasileira, nada impede partidos de reelegerem seus dirigentes indefinidamente.
CANDIDATOS
Quatro nomes disputam o cargo. O ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva é considerado favorito. Ele é apoiado pelo presidente Lula e representa a corrente majoritária da legenda, da CNB (Construindo um Novo Brasil).
O deputado federal Rui Falcão, 81 de anos, é tido como o principal adversário.
Leia mais sobre as eleições do PT:
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/no-rio-lula-vota-para-eleicao-interna-do-pt/