Ex-presidente afirma ser “muita crueldade” aplicar penas a “donas de casa que nunca tiveram problemas na Justiça”
Jair Bolsonaro (PL) aproveitou o Dia das Mães, neste domingo (11.mai.2025), para citar as mães presas por participar da invasão dos prédios dos 3 Poderes em 8 de janeiro de 2023.
“No Dia das Mães não podemos nos esquecer das mães presas injustamente pelo 08 de Janeiro”, declarou o ex-presidente em seu perfil no X (ex-Twitter).
Bolsonaro afirmou ser “muita crueldade” a pena de 17 anos de regime fechado para “donas de casa que nunca tiveram problemas na Justiça”. Ele ainda disse: “Isso não é Justiça, é vingança“.
Por participar da invasão do Planalto, do Congresso e do Supremo –com pedidos de golpe militar –, apoiadores de Bolsonaro vêm sendo condenados por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
O próprio ex-presidente é réu, sob acusação de comandar uma trama para derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após ser derrotado nas urnas nas eleições de 2022.
A pauta de anistia para os presos do 8 de janeiro é recorrente nos discursos de Bolsonaro. Na 4ª feira (7.mai), ele participou de um ato em Brasília sobre o tema. No mesmo dia, aliados aprovaram na Câmara dos Deputados uma medida com potencial de beneficiá-lo no processo criminal a que responde por tentativa de golpe. Mas o Supremo barrou a iniciativa.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-gente/no-dia-das-maes-bolsonaro-cita-presas-pelos-8-de-janeiro/