Netanyahu rejeita cessar-fogo mesmo com libertação de reféns

Primeiro-ministro de Israel afirma que o país vai “continuar a agir de todas as maneiras” para resgatar todos os capturados pelo Hamas

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou nesta 3ª feira (13.mai.2025) que não vai haver cessar-fogo na Faixa de Gaza, mesmo com a liberação de novos reféns. A declaração foi feita depois da devolução da última pessoa com cidadania norte-americana dentre os sequestrados pelo Hamas, Edan Alexander, nesta 2ª feira (12.mai).

Em uma publicação feita no X (antigo Twitter), Netanyahu afirmou que Israel vai continuar “a agir de todas as maneiras, com determinação, responsabilidade e força até todos os reféns estarem em casa”.

Na postagem, foi compartilhado um vídeo de uma conversa entre o premiê, Edan Alexander e Steve Witkoff, enviado especial do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), para o Oriente Médio.

Assista (2min10s):

התרגשתי לשוחח הבוקר עם עידן אלכסנדר, חייל צה”ל ששוחרר משבי חמאס.
אמרתי לו את מה שכולנו מרגישים – כל עם ישראל מאושר שהוא חזר הביתה.

בשיחה השתתף גם השליח האמריקני סטיב ויטקוף, שהעביר את תודתו של הנשיא טראמפ על שיתוף הפעולה, והביע הערכה עמוקה למעורבות שלנו בתהליך. אני מודה לשניהם… pic.twitter.com/CdAT0Fj9lZ

— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) May 13, 2025

LIBERTAÇÃO DE REFÉNS

Segundo a agência de notícias Reuters, a decisão de libertar Edan Alexander foi tomada unilateralmente pelo Hamas.

Em publicação no Truth Social, Trump agradeceu aos esforços de Egito e Qatar, mediadores das negociações entre Hamas e Israel.

O presidente dos EUA também disse esperar que a libertação deste refém seja o 1º dos últimos passos para cessar o conflito na Faixa de Gaza.

“Estou feliz em anunciar que Edan Alexander, cidadão norte-americano que está sendo mantido refém desde outubro de 2023, vai retornar para sua família. Sou grato a todos os envolvidos que fizeram essa notícia monumental acontecer. Este foi um passo tomado em boa-fé aos Estados Unidos e aos mediadores -Qatar e Egito- para pôr fim a essa guerra brutal e retornar todos os reféns vivos e os restos mortais para seus entes queridos. Espero que este seja o 1º dos últimos passos necessários para acabar com esse conflito brutal. Estou muito ansioso para esse dia que será de comemoração!”, escreveu o republicano.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/netanyahu-rejeita-cessar-fogo-mesmo-com-libertacao-de-refens/

Deixe um comentário