Museu da Maré lança acervo digital com mais de 1.000 arquivos

Material reúne experiências de moradores sobre a criação do conjunto de favelas no Rio de Janeiro

O Museu da Maré, que conta a história da formação e desenvolvimento do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, terá um acervo on-line com mais de 1.000 arquivos. O lançamento foi realizado na 3ª feira (12.dez.2023).

Criada em 2006, a instituição é o 1º museu de favela concebido pelos próprios moradores. Agora, passará a ser um dos primeiros a disponibilizar o acervo para acesso remoto pela internet, seja para moradores de favelas, comunidades escolares, universidades, pesquisadores e todos que tenham interesse. O endereço do site é arquivomuseudamare.org.

No pacote a ser disponibilizado on-line há fotografias, ícones museológicos e cartográficos. Uma das peças é a representação do rola-rola. Um barril que era utilizado para transportar água pelas ruas e vielas das comunidades, como forma de driblar a falta de abastecimento.

Divulgação/Museu da Maré

O objeto conhecido como Rola-Rola era usado no transporte de água

A coordenadora do Museu da Maré, Cláudia Rose, explicou que um dos motivos para fazer a digitalização do acervo foi depois da pandemia. Para ela, o trabalho, iniciado em 2021, além de democratizar o acesso, resultará ainda em mais visitas presenciais.

“Com certeza amplia o interesse das pessoas pelo acervo, não só moradoras, mas de tantas outras. Elas vão poder conhecer e ter interesse em ver esse acervo presencialmente. A gente fez alguns testes e pessoas disseram que deu vontade de conhecer mais de perto”, afirmou à Agência Brasil.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: https://www.poder360.com.br/brasil/museu-da-mare-lanca-acervo-digital-com-mais-de-1-000-arquivos/

Deixe um comentário