Segundo o movimento, presidente se comprometeu a ir a Tremembé, no interior paulista, assim que puder viajar de avião
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou neste sábado (11.jan.2025) para expressar solidariedade aos 2 militantes mortos em um ataque a tiros em um assentamento em Tremembé (SP).
O perfil oficial do MST no X (antigo Twitter) informou que Lula declarou que a “Presidência da República acompanhará o caso”. O chefe do Executivo teria afirmado que, “assim que puder viajar de avião”, irá ao local, que fica a cerca de 150 km da capital paulista.
O petista, de 79 anos, foi orientado por sua equipe médica a evitar voos depois de sofrer um traumatismo craniano ao bater a parte de trás da cabeça no Palácio da Alvorada, o que o levou a passar por cirurgias.
Segundo o MST, a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, visitará o assentamento entre este sábado (11.jan) e o domingo (12.jan). O órgão anunciou depois do episódio que oferecerá proteção a líderes do movimento.
ENTENDA
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, outras 6 pessoas, com idades que variam de 18 a 49 anos, ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais.
O órgão informou que as vítimas “indicaram que suspeitos em carros e motos teriam atirado” e que o caso foi registrado como “homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido”. Ninguém foi preso até o momento.
O MST afirmou que as duas vítimas do ataque ao assentamento, chamado de Olga Benário, participam do movimento. São eles:
Gleison Barbosa Carvalho, 28 anos;
Valdir do Nascimento, 52 anos.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/mst-agradece-a-lula-por-ligar-e-lamentar-ataque-em-sp/