Em publicação no X, presidente da Câmara afirmou que reconhece a importância de garantir crédito a produtores brasileiros após sobretaxas dos EUA
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) publicou em suas redes sociais nesta 4ª feira (13.ago.2025) que reconhece a importância da MP (medida provisória) que o governo federal acionou para proteger produtores das tarifas impostas por Donald Trump (Republicano).
Em nota, Motta afirma que “há causas que devem transcender as preferências partidárias ou ideológicas” e acrescentou que o Congresso é “parceiro do Brasil” por responder a situação com a aprovação da lei da reciprocidade econômica.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou nesta 4ª feira (13.ago.2025) a MP que libera R$ 30 bilhões em crédito para exportadores brasileiros afetados pelo tarifaço dos EUA. O Planalto chama o texto de “Brasil Soberano”.
A medida ainda será publicada no Diário Oficial da União. É adaptável à realidade de cada empresa, considerando desde pequenos produtores até grandes indústrias.
As tarifas impostas pelos Estados Unidos por Trump contra o Brasil entraram em vigor em 6 de agosto. O governo norte-americano determinou uma alíquota de 50% sobre exportações brasileiras.