Motta diz que Câmara pode agir “com firmeza” contra tarifas

Presidente da Câmara conversou com Alckmin e presidente da Embraer sobre impactos da taxação de 50% impostas por Trump

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou em publicação no X (ex-Twitter) nesta 6ª feira (11.jul.2025) que a Casa acompanha os desdobramentos da tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), e que pode agir “com firmeza” em defesa da indústria nacional.

A declaração foi dada depois de Motta conversar com o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), e com o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto. Segundo o deputado, ambos relataram impactos negativos das novas tarifas em setores estratégicos da indústria brasileira. Como mostrou o Poder360, as ações da fabricante de aviões tiveram a pior queda da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, com o tarifaço.

Motta também destacou a preocupação com a proteção dos empregos dos brasileiros, “que podem ser direta ou indiretamente atingidos pelas medidas”.

Tarifa de Trump

Um dos principais argumentos do presidente norte-americano para a imposição da tarifa comercial é de que as autoridades governamentais brasileiras estariam “perseguindo” o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ex-chefe do Executivo federal é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado depois do resultado das eleições presidenciais de 2022, em que saiu derrotado.

“O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em nota divulgada na 4ª feira (9.jul).

Em sua carta endereçada a Lula, Trump considerou uma “vergonha internacional” a forma como Bolsonaro é julgado, afirmando que existe uma “caça às bruxas” que deve acabar “imediatamente”.

Entenda a disputa tarifária entre EUA e Brasil. Assista (1min47s):

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/motta-diz-que-camara-pode-agir-com-firmeza-contra-tarifas/

Deixe um comentário