Presidente da Casa recebe avaliação positiva de 77% dos deputados da base governista, enquanto entre oposicionistas o índice cai para 47%
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem aprovação de 68% dos parlamentares federais, segundo pesquisa da Quaest divulgada nesta 4ª feira (02.jul.2025). Eis a íntegra (PDF – 18MB).
Em seu perfil do X, Motta comemorou os resultados da pesquisa interna sobre sua gestão à frente do legislativo federal. Ele destacou a importância do apoio recebido de diferentes correntes políticas.
“Agradeço a confiança dos que concordam e caminham comigo, e também dos que discordam — mas respeitam: 68% dos deputados avaliam como ótimo ou bom nosso trabalho na Câmara, segundo pesquisa Quaest divulgada hoje. É gratificante ter um forte respaldo dos deputados governistas e os de oposição, ter o apoio dos colegas de direita, de centro e de esquerda. Isso diz muito do trabalho que todos nós estamos realizando na Câmara. Seguimos juntos, unidos, com diálogo, equilíbrio e responsabilidade.”
Avaliação
A gestão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), é avaliada positivamente por 68% dos deputados, segundo a mesma pesquisa. O estudo mostra que 25% dos deputados consideram a administração de Motta regular, enquanto 6% a avaliam negativamente. Só 1% dos entrevistados não soube ou preferiu não responder.
O levantamento também analisou a percepção dos congressistas conforme seu posicionamento em relação ao governo federal, revelando variações significativas entre os diferentes grupos.
Entre os deputados que se declaram independentes, a aprovação de Hugo Motta alcança seu maior índice: 82% avaliam sua gestão positivamente, 12% a consideram regular e 6% a classificam como negativa. Neste grupo, todos os entrevistados responderam à pesquisa.
Os governistas também demonstram alta aprovação do trabalho de Motta. Dos deputados alinhados ao governo, 77% têm avaliação positiva da gestão, 20% a consideram regular e apenas 2% a veem negativamente. Neste segmento, 1% não soube ou não quis responder.
Já entre os deputados de oposição, os números são mais divididos. A avaliação positiva cai para 47%, enquanto 42% consideram a administração de Motta regular. A avaliação negativa neste grupo chega a 9%, e 2% não souberam ou não responderam.
Em números absolutos, dos 203 deputados entrevistados pela Quaest, 138 avaliam positivamente a gestão de Hugo Motta, 51 a consideram regular, 12 a veem como negativa e 2 não souberam ou não quiseram responder.