Ex-presidente poderá receber 4 médicos sem aviso prévio; STF deve ser informado em até 24h em caso de internação urgente
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a receber visitas de 4 médicos enquanto cumpre prisão domiciliar. A decisão foi publicada nesta 4ª feira (7.ago.2025).
Segundo Moraes, as visitas poderão ser realizadas sem necessidade de aviso prévio, desde que respeitadas as condições legais e judiciais já impostas. Os médicos autorizados são:
Cláudio Augusto Vianna Birolini (cirurgião);
Luciana de Almeida Costa Tokarski (clínica Dr. Erasco Tokarski);
Erasmo Tokarski (dermatologista);
Leandro Santini Echenique (cardiologista).
O ministro também determinou que, em caso de internação urgente do ex-presidente por recomendação médica, o STF deverá ser informado em até 24 horas depois da efetivação, com comprovação médica.
A decisão ainda considera prejudicados (não é necessário analisar) 2 pedidos da defesa: a autorização para entrada de seguranças, por se tratar de um direito garantido por lei aos ex-presidentes e que não foi suspenso, e para visita de cunhados, já liberada anteriormente. Segundo Moraes, novas solicitações devem ser feitas individualizadamente.
Prisão domiciliar
Moraes determinou na 2ª feira (4.ago) a prisão domiciliar do ex-presidente. A decisão se deu depois de Bolsonaro descumprir as medidas cautelares impostas pela Corte.
Segundo o ministro, o ex-presidente estaria utilizando as redes sociais de forma coordenada com apoiadores e em alinhamento com seus filhos para divulgar “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.
Saúde de Bolsonaro
Desde o atentado de 2018, Bolsonaro foi internado diversas vezes. Na ocasião, ele foi esfaqueado e teve o intestino perfurado. De lá para cá, realizou 10 cirurgias, das quais 7 foram relacionadas ao ferimento abdominal.
Em julho de 2021, apresentou soluços persistentes e foi internado após ser diagnosticado com suboclusão intestinal, uma obstrução parcial que impede a progressão da alimentação e das secreções pelo tubo digestivo.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-justica/moraes-autoriza-visitas-medicas-a-bolsonaro-em-casa/