Primeiro-ministro da Índia também realizará visita de Estado a Brasília para discutir acordos bilaterais
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Partido Popular Indiano, de tendência nacionalista hindu e conservador), fez um post em português no X para anunciar sua chegada ao Brasil neste sábado (5.jul.2025). O líder desembarcou no Rio de Janeiro para participar da cúpula do Brics no domingo (6.jul) e na 2ª feira (7.jul).
“Desembarcou [SIC] no Rio de Janeiro, Brasil, onde participarei da Cúpula dos BRICS e depois irei à sua capital, Brasília, para uma visita de Estado a convite do presidente Lula. Esperando uma rodada produtiva de reuniões e interações durante esta visita”, escreveu Modi. O indiano marcou o perfil do presidente Luiz Inácio da Silva (PT) ao final do post.
A visita de Estado mencionada pelo primeiro-ministro está prevista para 8 de julho, em Brasília. Os líderes devem negociar acordos bilaterais em torno de questões como combate ao terrorismo internacional, energia renovável e pesquisa agrícola.
Lula e Modi se encontraram algumas vezes desde o início do 3º mandato do petista. Em novembro de 2024, participaram da cúpula do G20 –também no Rio. Em junho de 2024, encontraram-se durante a cúpula do G7 na Itália. Na edição anterior da cúpula, em maio de 2023, reuniram-se no Japão.
Modi fez uma parada na Argentina e conversou com Javier Milei (La Libertad Avanza, direita) antes de chegar ao Brasil. A reunião teve como foco o fortalecimento das relações bilaterais e a ampliação de parcerias econômicas entre os 2 países.
Durante o encontro, discutiram cooperação em setores como hidrocarbonetos, mineração, energia, agricultura, defesa e segurança. Também trataram de oportunidades nas áreas de fármacos e esportes.