Ministro da Justiça de FHC, José Gregori morre aos 92 anos

Reconhecido por sua atuação em defesa da democracia e dos direitos humanos, advogado estava com pneumonia e não resistiu

Morreu neste domingo (3.set.2023), em São Paulo, o ex-ministro da Justiça José Gregori, aos 92 anos. Ele ocupou o posto de 2000 a 2001, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), no qual também foi secretário nacional de Direitos Humanos (1997-2000).

Gregori teve complicações por causa de uma pneumonia e estava internado havia mais de 2 meses no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. O velório será na 3ª feira (4.set.2023), das 8h às 14h, na Funeral Home, no bairro da Bela Vista.

Advogado, Gregori teve uma extensa atuação na defesa da cidadania, dos direitos humanos e da democracia. Foi um dos fundadores da Comissão Arns, grupo criado para monitorar violações de direitos humanos.

Historicamente ligado ao PSDB, foi um dos tucanos a declarar apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022 contra o então presidente Jair Bolsonaro (PL). Também assinou a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito”.

Lula lamentou a morte do ex-ministro. Em seu perfil no X (antigo Twitter), afirmou que o jurista “sempre foi um grande defensor dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito no Brasil, principalmente nos momentos mais desafiadores para nossa democracia”.

Fonte: https://www.poder360.com.br/brasil/ministro-da-justica-de-fhc-jose-gregori-morre-aos-92-anos/

Deixe um comentário