Chefe das Relações Exteriores indiano, S. Jaishankar, ficou na 1ª fila na cerimônia dentro do Congresso dos EUA e levou uma carta do primeiro-ministro Narendra Modi para o presidente norte-americano
O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, sentou em lugar de destaque durante a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), na 2ª feira (21.jan.2025). Jaishankar, um dos poucos representantes de governo no evento, estava na 1ª fila dentre os convidados na cerimônia.
O ministro representou o premiê indiano, Narendra Modi, que deu parabéns a Trump e ao vice J.D. Vance. “Estou ansioso para trabalharmos juntos novamente, para beneficiar nossos países e moldar um futuro melhor para o mundo”, escreveu Modi em seu perfil no X.
Segundo veículos indianos, Jaishankar levou uma carta escrita por Modi para Donald Trump. O conteúdo, no entanto, não foi informado. Além da cerimônia de posse, o ministro também participou da missa e dos bailes de posse do republicano em Washington D.C., onde se reuniu com indicados ao gabinete de Donald Trump e com o presidente argentino Javier Milei (La Libertad Avanza, direita).
Galeria: ministro das Relações Exteriores da Índia na posse de Trump
EUA & ÍNDIA X CANADÁ
A presença destacada de Jaishankar na posse de Trump pode ser um aceno da relação dos países perante o Canadá, no qual ambas as gestões enfrentam atritos recentes. Em outubro de 2024, o Canadá expulsou o embaixador indiano do país e outros 5 diplomatas.
Segundo o governo canadense, os diplomatas supostamente teriam envolvimento em casos de “homicídio e violência” contra ativistas sikhs no Canadá, minoria étnico-religiosa da Índia. Em resposta, o governo indiano expulsou 6 diplomatas canadenses de seu país.
Já entre os EUA e o Canadá, a tensão escalou em novembro, pouco depois da vitória de Trump contra Kamala Harris (Democrata). O republicano afirmou em 25 de novembro que imporia tarifas de 25% a importações vindas de Ottawa ao assumir o governo. Segundo Trump, a medida teria como objetivo deter o que classificou como uma invasão de “drogas” e “imigrantes ilegais” vindos do país vizinho.
A tarifa, no entanto, não entrou no pacote inicial de decretos assinados pelo novo presidente dos EUA ao entrar no cargo na 2ª feira (20.jan). Ele afirma que deve impor as taxas a partir de 1º de fevereiro.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse nesta 3ª feira (21.jan) que seu país está preparado para responder às tarifas de Trump. “Se o presidente [dos EUA] decidir prosseguir com tarifas sobre produtos canadenses, o Canadá responderá e tudo está sobre a mesa”, afirmou o premiê a jornalistas.
Trump disse, ainda, que anexaria o Canadá como o 51º Estado norte-americano ao retornar à Casa Branca. Ele afirmou que os cidadãos canadenses apoiavam a ideia, e citou benefícios econômicos e de segurança militar para o país vizinho.
A fala do republicano, inicialmente em tom de brincadeira, passou a ganhar seriedade depois de publicações feitas por ele em dezembro de 2024 em redes sociais chamando o Trudeau de “governador”. O premiê renunciou em janeiro e seguirá no cargo até março, quando o partido governista indicará o seu sucessor.
QUEM É SUBRAHMANYAM JAISHANKAR
Subrahmanyam Jaishankar, conhecido como S. Jaishankar, tem 70 anos e é ministro das Relações Exteriores da Índia desde 2019. Ingressou no Serviço Exterior Indiano em 1977 e, durante uma carreira diplomática de mais de 38 anos, atuou em diferentes funções na Índia e no exterior, incluindo como alto comissário em Cingapura (2007-2009) e como embaixador na República Tcheca (2000-2004), na China (2009-2013) e nos EUA (2013-2015).
Jaishankar foi um dos funcionários do governo indiano responsável pela negociação do acordo nuclear civil entre a Índia e os EUA, assinado em 2005 pelo então presidente norte-americano George W. Bush e pelo então premiê indiano Manmohan Singh.
O ministro recebeu o Prêmio Padma Shri em 2019. É destinado a cidadãos indianos pelo governo em reconhecimento à “contribuição distinta em várias esferas de atividade, incluindo artes, educação, indústria, literatura, ciência, atuação, medicina, serviço social e assuntos públicos”.
Leia as principais reportagens do Poder360 sobre a posse de Donald Trump:
Leia sobre as medidas assinadas ou declaradas por Trump ao assumir o governo: