Os 130 objetos foram apreendidos em operações policiais; os valores serão destinados ao aprimoramento do sistema penal
O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai leiloar 130 itens apreendidos em operações policiais. Entre os itens que serão vendidos estão diamantes, bolsas e canetas de marcas de luxo, automóveis e motos.
Os recursos obtidos serão destinados ao Funpen (Fundo Penitenciário Nacional), para programas de modernização do Sistema Penitenciário Nacional. A iniciativa é conduzida por leiloeiras vinculadas ao ministério, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos.
Segundo o ministério, os itens foram confiscados durante ações de combate a crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os certames ocorrem exclusivamente na modalidade online, permitindo a participação de pessoas físicas e jurídicas de todo o país através das plataformas das leiloeiras contratadas.
LEILOEIROS
Os lotes dos itens serão vendidos por duas leiloeiras: Deoniza Leilões e Serpa Leilões.
A Deoniza Leilões oferece 6 lotes de diamantes, 2 de automóveis e 4 de motocicletas. As primeiras propostas se encerraram nesta 6ª feira (23.mai.2025). Os itens não arrematados ficarão expostos para venda direta a partir de 4 de junho, com encerramento às 10h.
Já no organizado pela Serpa Leilões, os interessados podem dar lances para 118 itens. Entre eles, estão produtos de marcas como Louis Vitton, Chanel, Hermès, Burberry e Montblanc. Os lances podem ser feitos até as 14h de 3ª feira (27.mai.2025), com sistema de prorrogação de 2 minutos caso surjam novos lances nos segundos finais.
FORMA DE PAGAMENTO
Os arrematantes devem efetuar o pagamento integral até as 15h do dia seguinte ao leilão, utilizando GRU (Guia de Recolhimento da União). Além do valor do bem, será necessário pagar uma comissão de 5% ao leiloeiro, depositada separadamente. A retirada dos itens pode ser realizada em até 20 dias úteis após o leilão, mediante apresentação da documentação exigida.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-justica/ministerio-da-justica-leiloa-itens-de-luxo/