María Corina lidera atos contra Maduro; González não participa

Adversário do chavista nas eleições presidenciais está na República Dominicana e pode retornar à Venezuela para a posse

A líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, participou de ato em Caracas contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido de Venezuela, esquerda), nesta 5ª feira (9.jan.2025). Essa foi a sua 1ª aparição pública em cerca de 5 meses.

“Quiseram nos dividir, mas a Venezuela se uniu hoje e não temos medo”, disse Machado aos manifestantes de cima de um caminhão, enquanto agitava uma bandeira venezuelana. Os participantes responderam gritando “não temos medo” e cantando o hino nacional venezuelano.

Já Edmundo González, adversário de Maduro nas eleições presidenciais de julho de 2024, não retornou ao país como havia dito que faria. Ele apoiou os atos em publicações no X.

“Medo? Nós, venezuelanos, temos coragem. A verdade não tem medo. Vamos!”, disse na rede social.

González está na República Dominicana. Reuniu-se com o presidente do país, Luis Abinader, nesta 5ª feira (9.jan). O opositor de Maduro prometeu novamente que retornará a Venezuela para assumir o poder. Ele deixou o país sul-americano e se exilou na Espanha em setembro de 2024.

No início deste mês, iniciou sua viagem pelas Américas. Visitou a Argentina e o Uruguai, por exemplo.

PROTESTOS

Milhares de venezuelanos foram às ruas nesta 5ª feira (9.jan) para protestaram contra Nicolás Maduro. Os atos foram realizados em Caracas, Mérida e Chacao na véspera da posse do chavista, marcada para 6ª feira (10.jan).

Imagens divulgadas no X (ex-Twitter) mostram os manifestantes carregando bandeiras venezuelanas e gritando palavras como “liberdade” e “fora ditador” em referência a Maduro. Eles também manifestaram a apoio a González com cartazes escritos “Edmundo presidente”.

Assista (2min42s): 

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/maria-corina-lidera-atos-contra-maduro-gonzalez-nao-participa/

Deixe um comentário