Marcos do Val contraria STF e viaja para os Estados Unidos

Senador diz que está na Disney de férias com a família e que não entregou passaporte por considerar o bloqueio do documento ilegal

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) contrariou uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e viajou para os Estados Unidos. Vestindo uma camiseta com as orelhas do Mickey Mouse, o senador realizou uma live na 5ª feira (24.jul.2025) e disse que está com a família na Disney.

“A minha filha nasceu aqui, é norte-americana. (…) Eu estou na Disney. Vim passar férias. Férias. Minha filha está de férias e nós estamos em recesso parlamentar, não sei por quê, mas estamos”, declarou o senador.

Marcos do Val é investigado por obstrução de Justiça depois de expor fotos do delegado da PF (Polícia Federal) Fábio Schor, responsável por investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em agosto de 2024, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a apreensão de seu passaporte e o bloqueio de suas contas nas redes sociais. Na ocasião, a PF não localizou o documento do senador. Em fevereiro deste ano, a 1ª Turma do STF rejeitou, por unanimidade, um recurso do senador e manteve o bloqueio do passaporte.

Na live, Marcos do Val disse que, quando 2 agentes da PF foram à sua residência em Vitória para apreender o seu passaporte diplomático, ele se recusou a entregá-lo. “Se eu estou em exercício [como senador], eu até poderia ter cometido um crime, mas ainda não fui julgado e condenado. Ou seja, a lei me garante ainda ter um passaporte”, disse o senador.

Durante a transmissão, Marcos do Val mostrou a capa e o conteúdo de 1 passaporte diplomático, além das capas de 1 passaporte civil brasileiro, 1 passaporte português e 2 passaportes norte-americanos.

Em seu perfil no Instagram, que está bloqueado no Brasil, ele publicou uma mensagem aos seus seguidores: “Hoje estou aqui, nos Estados Unidos. Depois de 2 anos e meio de perseguição impiedosa por parte de Alexandre de Moraes –que tentou me calar, me impedir, me destruir e até cancelou ilegalmente o meu passaporte, num ato desesperado de abuso de poder”, escreveu. O Poder360 acessou a postagem a partir de Portugal.

Na mensagem, o senador relaciona o seu caso à revogação do visto norte-americano de Alexandre de Moraes, anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na semana passada.

“Na mesma semana em que Alexandre de Moraes teve seu visto suspenso pelo governo norte-americano –um fato que trará graves consequências diplomáticas e pessoais para ele e sua família– os Estados Unidos tomaram outra atitude. Reconheceram, reafirmaram e ampliaram a minha função diplomática. E mais: me acolheram oficialmente como cidadão norte-americano”, afirmou na mensagem junto a uma foto em que aparece segurando 2 passaportes.

A viagem de Marcos do Val nos EUA foi revelada por reportagem do portal Uol. Segundo a publicação, o congressista foi visto em um voo que desembarcou na noite de 4ª feira (23.jul) em Miami. A entrada do senador consta no sistema da alfândega dos EUA.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/marcos-do-val-contraria-stf-e-viaja-para-os-estados-unidos/

Deixe um comentário