Lula vai a desfile em Moscou com 17 líderes autocráticos

Governo russo convidou 29 países para participar do 80º aniversário da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial; autoridades de China, Cuba e Belarus participam

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará na 6ª feira (9.mai.2025) do desfile de 80 anos da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial. O evento é promovido pelo governo da Rússia, chefiado por Vladimir Putin. Autoridades de 29 países foram convidadas, sendo que 17 deles são considerados autocracias –governos sem liberdade democrática e com repressão à mídia e à oposição.

Lula chegou a Moscou nesta 4ª feira (7.mai.2025). O desfile será na Praça Vermelha, na capital russa. O presidente brasileiro e os outros convidados acompanharão o evento em uma tribuna especial montada em frente ao Mausoléu de Lenin, o 1º líder da União Soviética.

Putin convidou líderes próximos ao governo russo ou que o apoiam de alguma forma, seja na guerra contra a Ucrânia ou com relações diplomáticas harmoniosas.

O Kremlin ignorou chefes de Estado europeus que chamam o conflito ucraniano de “agressão militar russa” ou que aplicam sanções a setores econômicos do país. Só os presidentes de Belarus, Aleksandr Lukashenko (independente, centro-esquerda), e da Sérvia, Aleksandar Vucic (Partido Progressista Sérvio, centro-direita), confirmaram presença. O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico (Direção Social-Democracia, esquerda), também estará presente.

Lula assistirá o desfile ao lado de líderes considerados autoritários, como os presidentes da China, Xi Jinping (Partido Comunista Chinês, esquerda) e de Cuba, Miguel Díaz-Canel (Partido Comunista, esquerda), além de Lukashenko.

Diversos países convidados são ex-territórios da União Soviética. Muitos deles, como Belarus, Tajiquistão, Usbequistão e Turcomenistão, ainda mantêm contato significativo com o governo russo.

COMO SERÁ O DESFILE

A comemoração da vitória soviética contra os nazistas na 2ª Guerra Mundial começará às 4h e terminará perto das 6h (ambos no horário de Brasília). O desfile terá início com a marcha da guarda de honra, que carrega a bandeira da Rússia e a bandeira soviética levantada pelo Exército Vermelho no prédio do Reichstag –centro de comando do nazismo– ao chegar em Berlim (Alemanha), em 2 de maio de 1945.

Depois da passagem da guarda, Putin fará um discurso sobre os feitos da União Soviética durante a guerra e em memória aos soldados que lutaram no conflito. Ao fim da solenidade, haverá 1 minuto de silêncio em homenagem às vítimas do conflito.

O desfile seguirá com mais de 10.000 integrantes das Forças Armadas, que marcharão com equipamentos e veículos militares. Soldados estrangeiros de 13 países aliados à URSS na guerra, como China, Vietnã e Egito, também participam do evento.

O presidente russo e os convidados seguem então para o Jardim de Alexandre, onde prestarão homenagens aos soldados mortos em combate no Túmulo do Soldado Desconhecido.

No fim do evento, as autoridades irão ao Palácio do Kremlin, sede do governo russo, onde serão recepcionadas por Putin para conversas diplomáticas.

LULA NA RÚSSIA

Junto ao desfile, o presidente Lula participará de eventos com o governo russo voltados ao comércio internacional. Também tem um encontro marcado com o premiê da Eslováquia, Robert Fico.

O principal objetivo do governo federal é diversificar as relações comerciais com o país, hoje protagonizadas pelo setor de combustíveis e de fertilizantes agrícolas. Além disso, assinará atos de cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e energia.

No sábado (10.mai), Lula e sua comitiva de ministros e congressistas seguirão para Pequim (China), onde ele se encontrará com Xi Jinping.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/lula-vai-a-desfile-em-moscou-com-17-lideres-autocraticos/

Deixe um comentário